Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Elétricos e híbridos pouco ‘amigos’ do Ambiente

car-emissions

Os veículos elétricos e híbricos não serão assim tão ‘amigos’ do Ambiente, segundo um recente estudo conduzido pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Não tanto ao nível da bateria, mas em relação aos travões e aos pneus.

De acordo com Peter Achten e Victor Timmers, os autores do estudo, o peso extra das baterias torna os veículos ecológicos mais prejudiciais ao meio ambiente porque acabam por produzir mais partículas nocivas.

Como explica o estudo publicado no Atmospheric Environment, este tipo de veículos são frequentemente muito mais pesados do que os de propulsão convencional, e o peso extra aumenta o desgaste dos pneus e dos travões.

Em cada fase de aceleração e travagem, estes automóveis sofrem um desgaste acelerado nos travões e pneus, o que leva à emissão de partículas específicas. Além disso, o aumento de peso também danifica as estradas, e a superfície destas, aparentemente, lançam algumas partículas por causa disso.

Os cientistas escoceses descobriram que as partículas emitidas pelos travões, pneus e a própria estrada são maiores em tamanho do que as partículas emitidas pelos motores.

E mais: serão mais perigosas porque são mais propensas a causar ataques de asma e aumentar a probabilidade de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...