Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Subaru: 50 anos de motor Boxer

Subaru_SAWD

A Subaru, marca que atualmente se encontra sem representação no nosso país, celebra o 50.º aniversário do seu motor ‘Boxer’ de cilindros horizontalmente opostos em 2016. Originalmente estreado no Subaru 1000 a 14 de maio de 1966, este tipo de motor tornou-se sinónimo da própria marca, tendo a companhia da Fuji Heavy Industries levado a cabo ao longo dos anos diversos aperfeiçoamentos para elevar a sua eficiência para novos patamares.

Na atualidade, todos os veículos vendidos pela Subaru contam com uma versão equipada com um motor Boxer, com a marca a recordar também que ao longo dos últimos 50 anos a produção total deste motores ascende já a 16 milhões de unidades.

Neste esquema de motor, os pistões situam-se frente-a-frente de forma simétrica, funcionando de formas opostas para anular o efeito de inércia de cada, assim reduzindo as vibrações e proporcionando equilíbrio de rotação para maior suavidade, de acordo com a marca.

O motor Boxer é, de resto, um dos elementos chave do recente sistema Symmetrical All Wheel Drive (AWD) proposto pela Subaru nos seus modelos, o que compreende estabilidade e equilíbrio, mas também dinâmica melhorada graças ao sistema de tração integral. Uma boa parte do equilíbrio e da divisão de pesos melhorada é alcançada graças ao posicionamento longitudinal do motor Boxer.

Não é só a Subaru que recorre atualmente ao motor Boxer, já que também a Porsche se tornou bastante conhecida pela utilização de motores com esta disposição dos cilindros.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...