Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

‘Big 5’ da Europa voltam a impulsionar vendas em abril

vendas mercado

O mercado Europeu de automóveis novos continua a mostrar uma forte tendência de recuperação, algo também confirmado pelos números de veículos registados nos ‘big 5’, ou seja, os cinco principais mercados do Velho Continente. Impulsionado pelo crescimento substancial de mercados de países como Espanha ou Itália, o registo de novos modelos subiu 8,6% em abril de 2016.

Após o tradicional pico de vendas registado no Reino Unido em marco, no qual se assistiu a um total de 1.36 milhões de registos de novos automóveis, o mês de abril mostrou ainda mais ganhos para os cinco principais mercados da Europa, uma vez mais com os SUV a servir de ‘motor’ para o crescimento de vendas. Com efeito, os veículos de características SUV representam um total de 24,4% e de 24,9% nos meses de abril e nos primeiros quatro meses de 2016, respetivamente.

O mercado Alemão continua a liderar, com o volume de vendas a aumentar 8,4% para 315.900 unidades no mês de abril, representando assim um terço do total dos cinco principais países. Após um período relativamente estável em março, o mês de abril voltou a contar com um incremento nas vendas, levando o total até à data para os 1.11 milhões de unidades, oumercado big 5 seja um aumento de 5,6% em comparação com o mesmo período de 2015. Numa nota relevante ainda sobre o mercado Alemão, importa salientar que o volume de vendas naquele país foi o mais elevado desde 2009.

O Reino Unido também contou com um crescimento em abril, embora apenas de 2,0% face a abril de 2015, mas cotou-se como o melhor mês para o mercado Britânico numa década. Em França, o mercado cresceu 7,1% em abril, para 182.800 veículos comercializados, naquele que foi o melhor resultado de abril no ‘hexágono’ desde 2010.

Contudo, os ganhos mais substanciais foram obtidos em Espanha e Itália, o primeiro com 20,7% de crescimento e o segundo com 12,3% de aumento. Para o mercado transalpino, este valor traduz-se num crescimento ligeiramente mais brando após uma subida de 18% em janeiro, seguida por 28% em fevereiro e 18% em março. Já o mercado Espanhol voltou a valores positivos depois de em março ter apresentado um recuo de 1%.

Salientando o peso daqueles cinco mercados para a Europa, importa referir que o total das vendas nestes países representa 73% dos veículos vendidos no Velho Continente em abril.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...