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Sucesso dos SUV deve-se às ‘Mamãs Modernas, ’Millennials’ e ‘Cinquentásticos’

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Um inquérito patrocinado pela Ford concluiu que as mães com crianças pequenas, os ‘Millennials’ e os ativos na casa dos 50 anos são os responsáveis pela popularidade dos SUV na Europa.

Em tempos escolha preferida de um selecto grupo de esquiadores e entusiastas de atividades ao ar livre, os SUV foram entretanto abraçados pelas ‘Mamãs Modernas’, mães com filhos ainda jovens, pelos ‘Millennials’, também conhecidos como ‘Geração Y’ (ou da Internet), composta por jovens dos 17 aos 34 anos, e pelos ‘Cinquentásticos’, expressão atribuída aos que têm entre 50 e 59 anos, mas que ainda se mantêm ativos e fantásticos.

A Ford aproveitou o lançamento do seu novo SUV Ford Edge, em Munique, Alemanha, para apresentar o estudo que conclui que cerca de 1 em cada 3 ‘Mamãs Modernas’ considera um SUV como o seu próximo automóvel, relação que entre a ‘Geração Y’ é de 1 para 4, sendo de 1 para 5 nos clientes na casa dos 50 anos.

As conclusões do estudo da Ford Motor Company foram obtidas depois de analisadas as respostas de 5 mil pessoas em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido (que possuem um automóvel ou que pretendem comprar um novo nos próximos 12 meses).

“Os SUV cresceram de um pequeno nicho na Europa para uma das mais significativas tendências automóveis da década passada. Sempre que alguém prevê que as vendas dos SUV vão acalmar, são de imediato desmentidos”,  afirmou Roelant de Waard, Vice-Presidente, de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa.

A pesquisa destacou que as percepções para com este tipo de modelos mudaram: do total de entrevistados, 82% diz que os SUV já não são apenas um veículo de luxo e quase todos reconhecem que estão agora disponíveis numa ampla variedade de dimensões e opções.

“A nossa gama compõe-se de três SUV: o novo topo de gama Edge – que está a chegar aos concessionários de toda a Europa – , o Kuga e o EcoSport. Prevemos vender 200 mil SUV Ford na Europa este ano, mais 200% do que em 2013”, revelou Waard.

Recorde-se que a percentagem de SUV vendidos na Europa – em comparação com as vendas totais de automóveis -cresceu de 6% em 2005 para 23% em 2015, esperando-se um aumento para 27% até 2020, de acordo com a HIS, analista de vendas da indústria automóvel.

Segurança é o mais importante

A pesquisa demonstra que os reconhecidos pontos fortes dos SUV estão a tornar-se cada vez mais importantes para os compradores de automóveis: 82% dizem que a segurança das suas famílias se tornou mais importante  (característica que é identificada nos SUV por 52 % dos inquiridos) e 78% afirmam que um bom desempenho sob más condições atmosféricas tornou-se o mais importante (57% dos participantes no inquérito associa aos SUV).

Os aspetos práticos são uma prioridade para as ‘Mamãs Modernas’:um automóvel que proteja a sua família tornou-se mais importante para 91%, com 59% das mães a associarem esta característica aos SUV. Para mais de 80%, um bom desempenho em condições meteorológicas desfavoráveis e em estradas de mau piso tornou-se mais importante (63% associa aos SUV); para 56% das mães, a beleza e o estilo automóvel tornou-se mais importante (48% associa aos SUV).

Já entre a ‘Geração Y’, um SUV é um símbolo de sucesso: para 47%, conduzir um automóvel em que querem ser vistos tornou-se mais importante nos últimos anos (37% associa tal característica aos SUV); para 45%, conduzir um automóvel sexy tornou-se mais importante nos últimos anos (35% associa aos SUV) e para 36% dos inquiridos, conduzir um automóvel em que se sintam poderosos tornou-se mais importante (característica que 45% deles associa aos SUV).

Os ‘Cinquentásticos’, cada vez mais aptos a dar continuidade a vidas activas, associam um SUV moderno a uma posição de condução elevada – 81% das pessoas com idades entre os 50 e os 59 anos (65% a associarem essa característica a um SUV); para 63%, chegar ao destino, dentro da cidade ou pelo país, tornou-se mais importante (54% deles associa aos SUV); para 44%, um automóvel que lida com um estilo de vida activo tornou-se mais importante (44% também associa mais a um SUV).

 

Abrangendo o continente europeu, a pesquisa revelou que os clientes italianos (31%) e do Reino Unido (28%) são mais susceptíveis de considerarem um SUV como o seu próximo automóvel.

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