Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Futuro roadster da BMW e Toyota será produzido pela Magna Steyr

bmw z5

O futuro roadster que está a ser desenvolvido em conjunto pela BMW e pela Toyota será produzido pela Magna Steyr já a partir de 2018. Esta dupla de modelos desportivos, que na BMW deverá receber a designação Z5 e na Toyota deverá ser Supra, está a ser desenvolvido em conjunto pelas duas marcas para produção na infraestrutura austríaca de Graz, onde a Magna Steyr deverá produzir cerca de 60.000 unidades anualmente (no conjunto dos dois modelos).

A informação é concedida pela publicação Alemã Kleine Zeitung, ainda que as fontes oficiais das duas marcas se tenham escusado a prestar declarações neste âmbito. O que já era público, no entanto, era que a BMW havia concedido à Magna Steyr a autorização para a produção de um novo modelo – ainda sem designação – para suceder aos MINI Paceman e Countryman, que deixaram de ser fabricados na Áustria.

A Magna Steyr é especialista na produção de modelos de nicho ou de baixo volume, produzindo neste momento em Graz o Mercedes-Benz Classe G e também, em breve, um novo modelo da Jaguar Land Rover. Recentemente, também se produziu naquele local o Peugeot RCZ, desportivo que a marca de Sochaux cancelou no final do ano passado e que não terá sucessor direto.

O novo roadster desportivo destas duas marcas surge em resultado de uma parceria que tem como propósito reduzir os custos de desenvolvimento, mas também de produção, havendo uma interação ao nível técnico, mas diferenciação esperada em termos de motores e de estética. No caso da BMW, tratar-se-á de manter um ícone na linha do Z4, que tem vindo a perder popularidade, até porque a atual geração já leva alguns anos no mercado, ao passo que na Toyota o objetivo é fazer ‘ressuscitar’ uma veia e uma sigla há muito desaparecida – Supra.

A marca nipónica tem, aliás, um bom histórico de parcerias para o desenvolvimento de desportivos, notando-se o trabalho efetuado com a Subaru para a criação do GT86 (BRZ no caso da Subaru).

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...