Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan lança sistema de armazenamento doméstico de energia

Nissan xStorage

A Nissan e a Eaton apresentaram uma nova unidade de armazenamento doméstico de energia, concebida para ser a mais acessível no mercado atual. Disponível para pré-encomenda a partir de setembro, a solução xStorage”irá oferecer aos consumidores o poder de controlarem a forma e o momento em que utilizam a energia nas suas casas.

Ligada ao fornecimento energético doméstico ou a fontes de energia renováveis, como painéis solares, a unidade permite que os clientes poupem dinheiro nas suas contas de serviços públicos, efetuando carregamentos quando estão disponíveis energias renováveis ou quando a eletricidade é mais barata (por exemplo durante a noite) e libertando essa energia armazenada quando a procura e os custos são elevados. Se a casa estiver equipada com tecnologia solar, os consumidores podem abastecer as suas casas utilizando energia limpa armazenada no sistema xStorage e ser financeiramente recompensados por isso, evitando tarifas energéticas diurnas elevadas.

O sistema de armazenamento doméstico de energia disponibiliza também aos consumidores a derradeira solução de suporte, assegurando que as luzes nunca se apagam, ideal nos momentos em que as redes elétricas estão sujeitas a grande pressão. Além disso, os clientes podem também gerar rendimentos adicionais vendendo novamente a energia armazenada à rede elétrica quando a procura e os custos são elevados.

A Nissan e a Eaton esperam vender mais de 100.000 unidades xStorage nos próximos cinco anos, à medida que o “apetite” dos consumidores por este tipo de tecnologia continua a crescer.

A Eaton é uma empresa de gestão energética que disponibiliza soluções energéticas eficientes que ajudam os seus clientes a gerir a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável.

Sistema integrado com a casa

A unidade xStorage será o primeiro dispositivo acessível no mercado a fornecer uma solução de armazenamento de energia totalmente integrada aos proprietários das casas. Isto significa que, ao contrário de outros dispositivos de armazenamento, esta unidade integrada garante a segurança e o desempenho durante o armazenamento e distribuição de energia limpa aos consumidores. Uma vez configurada por um instalador certificado, está pronta a ser utilizada, dando aos consumidores a capacidade de se ligarem e receberem energia facilmente. Terá também conectividade a smartphones para permitir que os consumidores alternem entre fontes de energia tocando num botão.

Segunda vida para as baterias

“Já é tempo de dar aos consumidores a flexibilidade e o poder de controlarem como e quando utilizam a energia nas suas casas. A nova solução xStorage combina os conhecimentos da Nissan no que diz respeito a design de veículos e tecnologia de baterias fiável com a liderança da Eaton na qualidade e eletrónica de controlo da energia elétrica, numa extraordinária solução para baterias em segunda vida”, explica Paul Willcox, presidente da Nissan Europa. “Queremos tornar o armazenamento de energia elétrica acessível a todos até porque proporciona benefícios reais aos consumidores, garantindo ao mesmo tempo uma gestão de energia mais inteligente e mais sustentável para a rede elétrica”, adianta

Oferecendo uma segunda vida sustentável às baterias de veículos elétricos (VE) da Nissan, o novo dispositivo xStorage é constituído por doze módulos de baterias – os veículos elétricos da Nissan utilizam 48 módulos nas suas baterias – e tem potencial para revolucionar a forma como as pessoas gerem o consumo de energia nas suas próprias casas, proporcionando mais flexibilidade e grandes poupanças de custos.

“O nosso sistema será disponibilizado aos utilizadores finais totalmente pronto a utilizar, com todos os elementos necessários, incluindo cabos e instalação por um profissional certificado, a um preço inicial de quatro mil euros por 4,2kWh nominais, inferior ao de outras ofertas já anunciadas”, garante lado Cyrille Brisson, vice-presidente de marketing da Eaton Electrical para a região Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
58% dos profissionais de Marketing e Vendas procura novo emprego