Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Responsável pelo GT 86 quer marca da Toyota para rivalizar com desportivos Alemães

GT86_DPL2_2012

Usualmente, os responsáveis Japoneses são muito reservados no que toca à revelação de novos projetos ou intenções para os seus futuros modelos, mas Tetsuya Tada, diretor de desenvolvimento da Toyota que teve a seu cargo a conceção do desportivo GT 86 em parceria com a Subaru, foge ligeiramente à regra. Numa entrevista ao site Australiano Car Advice, a pretexto do evento local Festival of 86, Tada revelou que veria com bons olhos a criação de uma marca de âmbito desportivo na senda do que as marcas germânicas já apresentam.

Com a BMW a ter a M Performance, a Audi a divisão quattro GmbH e a Mercedes-Benz a AMG, Tada explicou que seria importante para a Toyota ter uma marca dedicada, afirmando mesmo que “gostaria de construir essa grande marca de desportivos dentro da Toyota, como a [divisão] M da BMW”

A Toyota dispõe atualmente da divisão Toyota Racing Development (TRD) para a criação de edições especiais e de uma ligação com a equipa Gazoo Racing que gerou já a participação de modelos da marca nas 24 Horas de Nürburgring e que está a cargo do desenvolvimento do Yaris WRC, pelo que Tada entende que esta mesma ligação poderia ser vantajosa na eventualidade de se traduzir em modelos para estrada.

“É uma candidata”, começou por dizer sobre a possibilidade de Toyota contar com a marca Gazoo, recordando que “a BMW e a M e a Audi e a quattro GmbH eram como a relação da Toyota com a Gazoo – não eram um corpo, mas duas coisas separadas. Mas com o tempo e com o esforço contínuo agora estão juntas. Por isso, tenho a esperança que a Toyota coloque esforço contínuo e que um dia mais tarde, a Toyota e a Gazoo possam ser um único corpo”.

Por outro lado, numa época em que as companhias rivais vão apostando em modelos desportivos de topo como a Nissan com o GT-R e a Honda com o NSX, Tetsuya Tada adianta que isso está a ser encarado com seriedade pela Toyota e que poderá resultar, muito em breve, no regresso da designação Supra, a qual, assegura, está a ser alvo “de todos os esforços para que aconteça”.

tetsuya tada

Destacando a paixão evidenciada pelo presidente da própria companhia na construção de desportivos de qualidade, Akio Toyoda, que já o levou a competir mesmo em provas desportivas como nas 24 de Nürburgring, Tada demonstra a sua confiança de que também agora surja “a vontade de criar um carro com paixão”, a qual poderá chegar num período de dez anos.

“Estou certo que dentro de 10 anos poderemos apresentar algo bom e construído com paixão”, assegurou, sempre com o foco colocado nas novas tecnologias.

Mas quando se fala de desportivos da Toyota, nem só o Supra surge no discurso de Tada. Com efeito, o Japonês indicou ao Car Advice que adoraria contar com uma versão moderna do Celica GT-Four, apelidando mesmo esse hipotético modelo como um dos seus sonhos.

“Preferiria um novo Celica GT-Four – turbo, quatro rodas motrizes. Um carro verdadeiramente divertido e bastante rápido. [E era rápido] em todos os tipos de piso. Um novo era um dos meus sonhos”, referiu.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...