Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Energias renováveis ‘alimentaram’ Portugal durante quatro dias

energia eolica

Portugal estabeleceu um novo recorde em termos energéticos: durante quatro dias apenas se recorreu a energia proveniente de fontes renováveis para ‘alimentar’ todas as necessidades do país.

De acordo com dados apresentados pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), sustentando-se em dados obtidos pela Redes Energéticas Nacionais (REN), Portugal contou com um consumo de eletricidade “assegurado integralmente por fontes renováveis durante mais de quatro dias seguidos”.

O período em questão diz respeito às 06h45 da manhã de sábado (7 de maio) e as 17h45 da quarta-feira seguinte (11 de maio), ou seja, 107 horas consecutivas sem recurso a fontes de produção de eletricidade poluentes a carvão ou gás natural. Este registo assegura uma boa capacidade de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis – como a eólica ou solar –, acalentando esperanças, por parte das associações ambientais, de que Portugal consiga ‘libertar-se’ do peso da importação de energia não renovável e poluente.

No seu site, a ZERO, organização não governamental, explica que “se chuva e vento permitem estes recordes na primavera, torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais‑valias do aproveitamento da energia do Sol e, assim, assegurar que no verão também venhamos a ter contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases poluentes”.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...