Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nissan desenvolve método para aumentar a capacidade das baterias de iões de lítio

nissan sunderland baterias (2)A Nissan Motor Co., Ltd. e a Nissan Arc Ltd. anunciaram o desenvolvimento conjunto de uma metodologia de análise atómica que potenciará o desempenho das baterias de iões de lítio e, em última análise, prolongar a autonomia de condução dos veículos elétricos.

Esta inovação foi o resultado de um esforço combinado de Investigação & Desenvolvimento entre a Nissan Arc Ltd., uma filial da Nissan, a Universidade de Tohoku, o Instituto Nacional de Ciências de Materiais (NIMS) e o Instituto de Investigação de Radiação Sincrotrão do Japão (JASRI).

A análise avalia a estrutura do monóxido de silício (SiO) amorfo, amplamente reconhecido como essencial para impulsionar a capacidade das baterias de iões de lítio (Li-ion) de próxima geração, proporcionando aos investigadores uma melhor compreensão da estrutura dos elétrodos durante os ciclos de carregamento.

O silício (Si) tem capacidade para armazenar maiores quantidades de lítio, em comparação com os habituais materiais à base de carbono, mas na sua forma cristalina possui uma estrutura que se deteriora durante os ciclos de carregamento, acabando por afetar o desempenho. No entanto, o SiO amorfo é resistente a esta deterioração.

A sua estrutura de base era desconhecida, o que dificultava a produção em massa. Contudo, a nova metodologia desenvolvida pela Nissan permite uma compreensão exata da estrutura amorfa do SiO, a partir de uma combinação de análises estruturais e simulações em computador.

A estrutura atómica do SiO era considerada não homogénea, o que tornava tema de debates a sua disposição atómica concreta. As novas descobertas demonstram que a sua estrutura permite o armazenamento de um maior número de iões de lítio, o que por sua vez resulta num melhor desempenho da bateria.

“A invenção deste novo método de análise é essencial para potenciar o desenvolvimento das baterias de iões de lítio de elevada capacidade de próxima geração. Esta irá certamente tornar-se uma das nossas principais tecnologias. A utilização deste método de análise nos nossos futuros procedimentos de I&D irá contribuir para o aumento da autonomia dos futuros veículos de emissões zero”, explica Takao Asami, Vice-presidente Sénior da Nissan Motor Co., Ltd. e Presidente da Nissan Arc Ltd.

nissan

Por seu turno, Daniele Schillaci, Vice-presidente Executivo de Marketing & Vendas Globais da Nissan Motor Co., Ltd., incluindo a divisão de Veículos de Emissões Zero e Baterias, afirmou que este novo procedimento é outra prova do compromisso da Nissan com a inovação em tecnologias avançadas.

“A Nissan está a explorar uma grande variedade de fontes de energia para os seus veículos do futuro, e reconhecemos ser nossa função o investimento contínuo em várias tecnologias e na Mobilidade Inteligente”, afirmou Schillaci.

Os conteúdos deste comunicado foram divulgados na publicação dedicada às ciências multidisciplinares “Nature Communications“, a 13 de maio de 2016.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão