Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Aston Martin Vanquish Zagato pronto para ‘desfilar’ em Villa d’Este

A Aston Martin e a Zagato uniram-se para a criação do Vanquish Zagato Concept, naquele que é o mais recente fruto da parceria entre estas duas companhias. Este concept da marca Britânica será apresentado no Concurso de Elegância de Villa d’Este, realizado no Lago Como em Itália, entre os dias 21 e 22 de maio.

Este é o quinto automóvel a nascer da colaboração entre as duas companhias ao longo de mais de cinco décadas de parceria, sendo possível retornar a modelos como o DB4 GT Zagato de 1960 até ao V12 Vantage Zagato de 2011 para encontrar outros exemplos do desenvolvimento conjunto levado a cabo por ambas as empresas.

Com aspeto vanguardista e desportivo, o Vanquish Zagato Concept teve génese nas equipas de desenho lideradas por Marek Reichaman, da parte da marca de Gaydon, e de Andrea Zagato, da parte da conceituada companhia de Milão. A carroçaria é integralmente feita em fibra de carbono, aplicando-se sobretudo uma técnica de não utilização de peças únicas em prol de painéis mais largos. Os faróis evocam os Aston Martin de outros tempos, embora atualizados com tecnologia LED para estarem à altura dos requisitos modernos e com inspiração no Vulcan, concebido apenas para pista.

Referenciando elementos modernos do desenho da Aston Martin, o Zagato Concept conta com espelhos retrovisores inspirados no One-77 e secção traseira inspirada no perfil aerodinâmico do DB11, destacando-se pelo spoiler retrátil e pela abertura superior de acesso à mala. As saídas de escape duplas (para um total de quatro) marcam a visão posterior. No tejadilho, nota para o formato em ‘bolha dupla’ que desce ligeiramente a meio, naquela que é uma imagem de marca dos modelos da Zagato desde a década de 1950 e que remontam à necessidade de acomodar os pilotos e os seus capacetes sem impactos na aerodinâmica geral.

No interior, recorreu-se à fibra de carbono para diversos elementos, a par de bronze anodizado e superfícies em pele para maior requintado. O Vanquish Zagato Concept sobressai ainda pela presença de um padrão de costura em ‘Z’ nas portas e nos bancos, bem como a letra ‘Z’ incrustada nos encostos de cabeça e na consola central.

Para estar à altura do visual exterior arrojado, o motor é um V12 atmosférico com potência aumentada para os 600 cv, embora a marca não tenha adiantado quaisquer outros detalhes.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...