Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Serão os chineses da GAC os parceiros da Fiat-Chrysler?

Chrysler-Fiat-Logo1

O fabricante chinês de automóveis Guangzhou Automobile (GAC) estará a negociar a compra de uma posição de controlo no capital na Fiat Chrysler Automobiles (FCA), segundo a imprensa italiana e norte-americana. Um porta voz do grupo chinês garantiu já que não há negociações em curso, mas não desmentiu formalmente a hipótese de um negócio,

O CEO da FCA, Sergio Marchionne não tem escondido o seu interesse em fazer uma parceria com outro grupo do sector, que lhe permita partilhar os custos de desenvolvimento de novas plataformas, novos motores e novos modelos. A General Motors e o Grupo Volkswagen, que a certa altura foram dados como interessados em tomar uma posição na FCA, desmentiram já a possibilidade de qualquer acordo.

A Guangzhou Automobile (GAC) é a parceira da FCA na China, onde produz SUV da marca Jeep, entre outros modelos do grupo italo-americano. Em meados do mês, o chairman da GAC, Zhang Fangyou, visitou na seda da FCA em Auburn Hills, no Michigan (EUA), juntamente com um representante oficial do governo chinês e com o embaixador da China nos EUA.

A GAC já indicou que gostaria de expandir a sua relação com a FCA para além das joint-ventures na China. Em abril, um responsável da GAC Motor disse à Reuters que o grupo está a preparar a sua entrada no mercado americano, contando para isso com o apoio da Chrysler, o ramo norte-americano da FCA.

De acordo com a Foz News, a GAC não precisa necessariamente de tomar uma posição no capital da FCA para entrar no mercado dos EUA, mas será certamente mais fácil para os chineses se venderem os seus carros rebatizados com marcas americanas, como a Dodge ou a Chrysler.

Os chineses já anunciaram que no próximo Salão Automóvel de Nova Iorque, em Janeiro, tencionam estar presentes em força, apresentando os seus modelos compactos e médios.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada