Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi renova A3 e estreia motor 1.0 TFSI

Mantendo a tradição de não alterar em demasia o estilo dos seus modelos a meio dos seus ciclos de vida, a Audi renovou ligeiramente o seu A3. As principais diferenças estão no campo tecnológico, passando a dispor de sistemas de iluminação opcional Matrix LED, enquanto a tecnologia virtual cockpit para o painel de instrumentos também passa a constar da lista de opcionais do A3.

A marca de Ingolstadt promoveu uma ligeira atualização estética deste seu importante compacto familiar, oferecendo a este modelo um visual mais aproximado ao A4, por exemplo, ao nível da conjugação dianteira de faróis e grelha hexagonal. Também os para-choques dianteiro e traseiro foram ligeiramente renovados.

Uma das principais características deste retocado A3 é, no entanto, a redução de peso, com o modelo de entrada, composto pelo motor 1.0 TFSI de três cilindros (uma outra novidade que abordaremos mais abaixo) a ficar-se pelos 1150 kg, seguindo de perto também a estratégia aplicada no A4, ao mesmo tempo que melhorou a segurança do seu compacto a nível estrutural.

Em termos de motores, nota para a adição do bloco 1.0 TFSI de 115 cv de 200 Nm entre as 2000 e as 350 rpm, com a marca a prometer eficiência aliada a prestações convincentes. Outras opções a gasolina são o 1.4 TFSI COD com tecnologia de desativação de cilindros quando não são necessários capaz de debitar 150 cv e 250 Nm de binário e o  renovado 2.0 TFSI com processo de combustão redesenhado. Dispõe de 190 cv e 320 Nm de binário entre as 1500 e as 4200 rpm.

O A3 Sportback e-tron surge também com novidades, combinando o motor térmico de 1.4 litros (TFSI) a uma unidade elétrica para uma potência combinada de 204 cv. O motor a combustão oferece 150 cv e 250 Nm, ao passo que o motor elétrico disponibiliza 75 kW e 330 Nm de binário. A bateria de 8.8 kWh pode, segundo dados da marca, ser recarregada em apenas duas horas a partir de tomadas de 380 Volts.

No campo dos diesel, nota para o 2.0 TDI com dois níveis de potência: 150 cv na fase de lançamento e, em breve, numa variante de 184 cv, ao passo que a entrada nas opções a gasóleo fica a cargo do 1.6 TDI de 110 cv com combinação de caixa manual de seis velocidades ou S tronic de sete velocidades e dupla embraiagem.

Os motores 2.0 TFSI surgem associados a uma nova caixa de sete velocidades S tronic que substitui a anterior de seis velocidades e também de dupla embraiagem. A tração dianteira é norma, com exceção da versão 2.0 TFSI em que pode ser opcionalmente adquirida.

Por outro lado, os amantes da condução desportiva podem optar pelo retocado S3, que disponibiliza mais 10 cv e mais 20 Nm de binário, para um total de 310 cv e 400 Nm, disponível para todos os tipos de carroçaria – Sportback, Cabriolet e Sedan. Os engenheiros da Audi também desenvolveram um novo Controlo de Estabilidade (ESC) para o S3.

Tecnologias superiores

A Audi apostou forte também no capítulo da tecnologia, com diversos sistemas que visam aumentar o apelo do novo A3. Assim, passa a contar com sistemas de assistência como o de manutenção na faixa de rodagem o pre sense front assist, incluindo proteção preditiva de colisões com peões.

Novo no segmento, de acordo com a Audi, é o assistente de engarrafamentos que funciona em conjunto com o cruise control adaptativo (ACC) e função Stop&Go. Este sistema opcional consegue manter o veículo a uma distância de segurança do veículo precedente, sendo que em combinação com a caixa S tronic consegue gerir as paragens e os arranques no tráfego citadino. Até aos 65 km/h consegue mesmo gerir a direção em estradas bem pavimentadas. O sistema opcional Emergency Assist também permite travar o veículo na totalidade, caso o condutor ignore os alertas do sistema. Para as manobras de saídas em estacionamento, é proposto o ‘rear cross-traffic’.

Em termos de sistemas de multimédia e conectividade, nota para a opção do sistema Audi virtual cockpit, com ecrã TFT e 12.3 polegadas no lugar de um painel de instrumentos. O sistema MMI também foi redesenhado, oferecendo um funcionamento mais próximo ao de um smartphone e outras funcionalidades, como o Google Earth, Google Street View e navegação, no caso do MMI navigation plus.

O novo Audi A3 poderá ser encomendado a partir de maio, com as entregas das primeiras unidades a decorrerem no verão.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...