Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Condutores com pouco interesse nos veículos autónomos

autonomo_psa

Apregoada por muitos – entre construtores e analistas da indústria automóvel – como uma das tecnologias do futuro, a condução autónoma começa a entrar lentamente no léxico do quotidiano dos entusiastas do universo automóvel. Contudo, um estudo publicado este mês pela Universidade do Michigan no âmbito dos Transportes Sustentáveis Globais, denominado ‘Preferências dos Condutores para Diferentes Níveis de Veículos Autónomos’, aponta para uma conclusão que parece ir de encontro aos objetivos dos reguladores e dos construtores.

Com efeito, o estudo – obtido através de uma amostra de 618 condutores dos Estados Unidos da América – indica que mais de quatro em cada cinco inquiridos não estão interessados em andar num veículo autónomo, sobressaindo ainda a ideia de que “a preferência mais frequente para a mobilidade automóvel continua a ser a de condução não-autónoma, seguindo-se a condução parcialmente autónoma, com os veículos puramente autónomos a serem a escolha menos preferida”.

O estudo foi levado a cabo ao longo de dois anos, com os responsáveis pelo estudo – Brandon Schoettle e Michael Sivak – a destacarem a opinião firme e imutável dos inquiridos ao longo deste período, apesar da presença mais frequente do termo ‘condução autónoma’ e da especificação da tecnologia nos meios de comunicação. Ou seja, apesar do maior conhecimento das tecnologias autónomas, a opinião geral continua a ser contrária aos veículos autónomos.

“A opinião do público em geral tem sido incrivelmente consistente ao longo dos dois anos em que este estudo se desenrolou. Os padrões gerais de respostas não mudaram ao longo destes dois inquéritos apesar da crescente cobertura mediática sobre os veículos autónomos”, lê-se no estudo.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada