Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O azar impressionante de um McLaren M23 no GP Histórico do Mónaco

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]PLACE_LINK_HERE[/youtube]

 

A mais recente edição do Grande Prémio Histórico do Mónaco, que marcou o início das atividades no circuito monegasco na mesma semana em que se realiza a prova do Mundial de Fórmula 1, ficou marcada por um incidente caricato e… dispendioso.

Stuart Hall, piloto que compete ao volante de um McLaren M23, o mesmo que deu à equipa de Woking o título de Construtores em 1974, viu-se obrigado a abandonar a prova devido a uma avaria mecânica, acabando o posicionamento perigoso do monolugar na curva de Mirabeau por obrigar à intervenção do safety car para neutralizar a prova enquanto os comissários retiravam o M23 de pista.

Usualmente eficazes na remoção dos veículos acidentados do meio da pista, algo falhou, desta vez, aos comissários de pista, já que se verificou a quebra do cabo da grua enquanto se procedia à retirada do McLaren da pista. O resultado foi a queda desamparada do M23 em pleno asfalto, danificando severamente alguns dos elementos aerodinâmicos, como os dois ailerons – o da frente e o traseiro -, mas previsivelmente também a suspensão, dada a altura de que o monolugar caiu.

As competições de monolugares históricos costumam ser uma montra de ‘peças’ que fizeram parte da Fórmula 1 de outros tempos, dividindo-se por categorias e eras distintas, como é o caso do McLaren M23 que na sua época contava com motor Ford-Cosworth V8 de 3.0 litros com cerca de 500 cv de potência. Tratou-se de um dos motores de maior sucesso na modalidade, tendo alcançado diversos triunfos, tanto em corridas, como nos mundiais de Pilotos (12 títulos) e de Construtores (10). A sua última prestação competitiva na Fórmula 1 teve lugar em 1985, quando o motor Cosworth era já amplamente subjugado pelos motores turbo trazidos para a modalidade pela Renault e que em poucos anos se tornaram norma até serem banidos em 1989.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada