Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Peugeot 3008 com ‘segredo’ para a mobilidade urbana

eKick Studio Photos COMM 012a

Na apresentação do novo Peugeot 3008 um dos elementos menos falados, mas porventura, dos mais relevantes, foi a possibilidade de contar com uma inovador sistema de mobilidade urbana que permite a integração de uma trotineta com motor elétrico desenvolvida em parceria com a Micro.

Foi dessa colaboração estratégica que nasceu a e-Kick, uma trotineta com assistência elétrica que permite aos condutores/proprietário do novo 3008 concretizar uma experiência inédita de mobilidade multimodal, permitindo percorrer, com toda a liberdade, os últimos quilómetros de trajetos iniciados em automóvel.

A ideia não é concretamente nova, uma vez que a Audi ainda recentemente preconizou uma solução do mesmo género com base num concept do Q3 revelado no Salão de Pequim, mas o facto de chegar já à comercialização é um passo em frente, com a marca de Sochaux a propor este novo SUV com este sistema de mobilidade já a partir do último trimestre do ano.

eKick Studio Photos COMM 003aCom uma larga experiência de desenvolvimento de soluções adaptadas à mobilidade das famílias, a Micro partilha com a Peugeot a mesma visão referente aos problemas da mobilidade citadina, com o resultado a surgir na forma desta e-Kick, com um peso de apenas 8,5 kg.

Além de ser compacta, a e-Kick demarca-se ainda por algumas novidades como o dispositivo de assistência elétrica ‘Motion Control desenvolvido pela Micro. A bateria de iões de lítio integra-se na plataforma ultrafina, enquanto o motor elétrico está integrado na roda traseira. A e-Kick otimiza as necessidades de assistência elétrica com base nos inputs do utilizador, garantindo uma autonomia de 12 quilómetros. Permite velocidades até aos 25 km/h e, para maior segurança, conta com um travão de pé que está equipado com um sistema de regeneração de energia da travagem, que recarrega a bateria.

Por outro lado, conta com guiador concebido pelo Peugeot Design Lab, que associa estética e aspetos práticos. Os seus mecanismos permitem que o utilizador a dobre em poucos segundos, fazendo o seu transporte assente na roda da frente, para evitar ter de erguer a e-Kick.

Uma dockstation permite armazená-la na bagageira do novo 3008, permitindo-se a recarga da bateria quando o veículo estiver em movimento. Fora do carro, essa carga pode também ser feita, em cerca de uma hora, recorrendo a uma tomada tradicional.

“A e-Kick é um objeto multimodal com três possíveis utilizações: a rolar, como meio transporte ou em modo armazenamento. No primeiro caso há duas alças que formam uma pega única para levar a ‘trotinette’ sobre uma única roda, garantindo um espaço mínimo para que possa ser levada para o interior dos transportes públicos, refere Cathal Loughnane, responsável do Peugeot Design Lab.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...