Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Quais são os melhores motores do ano?

Motor i8

O prémio para o melhor motor automóvel de 2016 será apenas anunciado a 1 de Junho, no decurso da Expo Engine, que decorrerá na cidade alemã de Estugarda, mas a lista de finalistas já permite antecipar os favoritos e saber que o vencedor será um motor com turbo. No ano passado, o vencedor foi o bloco BMW 1.5 litros híbrido elétrico-gasolina que equipa o BMW i8 (foto).

Confirmando a tendência de downsizing de motores, todos os finalistas deste ano têm injeção direta e turbo e elevados níveis de eficiência na relação entre potências, consumos e emissões.

A BMW volta a estar na lista dos favoritos, com um dos seus novos motores híbridos a concorrer com o novo bloco 1,5 litros turbo, na categoria de 1400 a 1800 centímetros cúbicos (cm3).

Na categoria de Green Engine of Year há 54 candidatos, com a Tesla a ambicionar ganhar o prémio pela terceira vez consecutiva, mas desta vez com forte oposição por parte da BMW, Volvo e Ford.

O novo motor 2.0 litros turbo híbrido elétrico-gasolina da Volvo, estreado no XC90, é um dos concorrentes favoritos ao prémio de Novo Motor do Ano, tendo o 2.0 litros turbo do Honda Civic Type-R como um dos seus principais rivais, numa lista que integra ainda a Porsche, a Ferrari e a Ford.

O motor V8 3.9-litros biturbo do Ferrari 488 GTB, também concorre na categoria de Motor Performance do Ano, que tem um total de 57 propostas a concurso. A Ferrari, que domina a categoria há sete anos, tem nesta edição 2016 a forte oposição de marcas de supercarros, como a McLaren, Lamborghini e Porsche, a par com a Mercedes-AMG, Ford, BMW e Audi.

Nas classes mais económicas, com bloco de cilindrada entre o 1,0 e os 1,4 litros, a guerra entre a PSA (vencedora no ano passado com o bloco 3 cilindros 1.2 litros turbo), BMW, Volkswagen e Fiat Chrysler, promete ser muito acesa.

Por último, na categoria menos de 1.0 litros, a Ford ambiciona a quinta vitória consecutiva, com o seu 1.0 EcoBoost turbo, que equipa os modelos Fiesta, Focus e B-Max. Se o EcoBoost vencer, será o seu novo prémio em cinco anos, passando a ser o motor mais premiado de sempre. Como principal rival na categoria, a Ford tem o novo 1.0 litros 3 cilindros turbo do Grupo Volkswagen

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
58% dos profissionais de Marketing e Vendas procura novo emprego