Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Europeus afastam-se dos veículos diesel

transito carros condução

Os Europeus estão cada mais a preterir os automóveis com motor diesel: em abril deste ano, por exemplo, o mercado dos veículos diesel era inferior a 50% do total de vendas. Nos últimos anos, recorde-se, esse segmento representava mais de metade do total de vendas.

Os números são avançados pela empresa de consultoria LMC Automotive: o peso dos veículos diesel no mercado diminuiu 2,2 pontos percentuais para 50,1% nos primeiros quatro meses deste ano e para 49,7% em abril.

Embora os governos da UE tenham, ao longo dos últimos anos, incentivado à compra dos automóveis diesel para ajudar a reduzir as emissões de CO2 (elemento ‘culpado’ pelas alterações climáticas), desde o caso da Volkswagen e através das informações subsequentes (muitas delas especulativas e mesmo erradas sobre outras marcas) muitos dos consumidores Europeus têm-se virado mais para os veículos a gasolina e híbridos.

De acordo com a LMC, os segmentos de mercado mais atingidos pelo decréscimo de vendas dos veículos diesel foram os utilitários, os compactos familiares e monovolumes compactos.  No segmento das berlinas familiares e das berlinas executivas a queda foi pequena e no segmento dos citadinos a queda foi quase impercetível (relembrando contudo que as vendas de modelos diesel neste segmento sempre foram muito baixas).

Já a empresa IHS Automotive vai mais longe na análise e prevê que a quota de mercado para os novos motores diesel vendidos na Europa caia para cerca de 35% até 2027.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Feitoria vence Melhor Restaurante nos Prémios Mesa Marcada