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Renault Clio R.S.16: Uma “loucura” com 275 cv de potência

clio rsTecnicamente, as alterações do Clio R.S.16 obrigaram a rever diversos componentes, recorrendo a adaptações de peças vindas dos modelos de série Mégane, Kangoo e Espace.

Para garantir a melhor refrigeração, foi desenvolvido um importante trabalho de simulação, em colaboração com os designers responsáveis pela arquitetura da face dianteira do automóvel, o qual serviu também para definir afinações que permitem manter a estabilidade. O sistema de escape foi também revisto, recebendo por exemplo uma panela de escape de saída dupla Akrapovic, cuja sonoridade é particularmente fascinante.

Embora não sendo o aspeto mais visível, a eletrónica é também matéria de reflexão, dado que os sistemas do Mégane R.S. 275 Trophy-R e do Clio R.S. não assentam na mesma arquitetura. No entanto, as informações do motor são indispensáveis para o bom funcionamento do ABS ou do ESP, e vice-versa. O desafio é ganho com a integração de um software no calculador do Mégane R.S. 275 Trophy-R, que assegura a comunicação com os sistemas do Clio.

A suspensão do Clio R.S.16 recupera os conjuntos mola/amortecedor do Mégane R.S. 275 Trophy-R. O sistema de travagem, com a mesma proveniência, é composto por discos em aço de 350 mm montados em cubos de roda em alumínio. A conceção do trem traseiro acaba por ser muito mais simples já que provém do Clio R3T, a versão rali do Clio R.S.

“De acordo com os regulamentos da FIA, partimos da peça de série, que é reforçada com múltiplos separadores mecano-soldados. Para responder às condicionantes dos ralis em terra batida, aumentámos a rigidez em mais de 50%. Estamos, por isso, confiantes na sua eficácia, no âmbito da utilização em estrada do Clio R.S.16”, explica Christophe Chapelain.

Dez dias depois das primeiras voltas do Clio R.S.16, a afinação e a convergência do conforto de condução iniciaram-se nas pistas do Centro Técnico de Aubevoye, tendo sido neste local secreto e estratégico, situado na Normandia, que o Clio R.S.16 se encontrou com os protótipos dos futuros Renault. Foram construídos dois automóveis: o Amarelo Sirius será o concept-car revelado no Mónaco, enquanto o Preto desempenhará o papel de “muleto” para os testes de desenvolvimento. A utilização de pneus Michelin Pilot Sport SP2 foi decidida logo no início do projeto, conferindo a este modelo uma aura dinâmica mais relevante.

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