Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Veículos 100% autónomos proibidos de testar em estradas públicas no Japão

autonomos

Usualmente conotados com inovações tecnológicas e padrões vanguardistas, os Japoneses parecem não estar interessados em veículos autónomos a testarem autonomamente em estradas públicas.

De acordo com a mais recente leva de diretrizes publicadas pela National Police Agency (NPA), entidade reguladora dos transportes locais (entre outras valências), os veículos autónomos não poderão testar em vias públicas sem que tenham um condutor atrás do volante, a postos para assumir o comando sempre que tal for necessário ou em caso de emergência.

Informações citadas pelo JapanTimes.co.jp indicam ainda que o ‘condutor’ também terá de garantir a segurança em todos os momentos e o cumprimento das regras de trânsito. As normas avançadas pela NPA decretam ainda que os veículos autónomos terão de contar com caixas negras – dispositivos de registo de dados – semelhantes às que são usadas nos aviões para que todos os incidentes fiquem gravados, assim determinando responsabilidades para eliminação de condicionantes que possam ter causado o problema em primeiro lugar.

Esta agência estabeleceu, ainda, uma classificação de quatro níveis para veículos semiautónomos ou totalmente autónomos, prevendo que o nível 1 seja atribuído a veículos com algumas funções autónomas, o nível 2 para funcionamento autónomo de elementos como a direção, travões ou acelerador, o nível 3 para veículos maioritariamente autónomos mas com limitações e, no nível 4, veículos totalmente autónomos que dispensam a intervenção humana em todos os momentos.

No verão prevê-se que seja constituído um painel de peritos encarregues de analisar e legislar estas tecnologias, como a responsabilidade em caso de acidente ou medidas anti-hacking, antevendo já potenciais riscos da informatização máxima dos veículos automóveis.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão