Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Opel Zafira: Foco na versatilidade e na conectividade

Após uma primeira revelação imprevista através de um configurador online num dos seus sites, a Opel confirmou as linhas renovadas do Zafira, monovolume que enquanto não chega a (totalmente) nova geração e uma carroçaria mais ao estilo crossover, adota uma imagem mais próxima à do Astra.

Este monovolume compacto, cuja estreia ocorreu em 1999, tem-se demarcado pela funcionalidade e versatilidade, alcançando desde então um total de 2.7 milhões de unidades vendia entre as diferentes gerações. O próximo capítulo está marcado para outubro, momento em que o Zafira se renovar, com foco na conectividade e na ergonomia, mantendo assim, de acordo com a marca de Rüsselsheim, “as características que o elevaram ao patamar de prestígio que ocupa hoje, como o sistema de bancos Flex7, os bancos dianteiros AGR, o porta-bicicletas FlexFix ou a suspensão FlexRide controlada eletronicamente”.

O bem-sucedido monovolume da Opel vai surgir com novo ‘design’ exterior e interior, colocando ênfase no habitáculo espaçoso e na conectividade com o exterior. Na secção dianteira destaca-se o novo trio de identidade composto por faróis, grelha e para-choques. A barra cromada que ‘segura’ o logótipo Opel ao centro está ligada visualmente aos faróis, reforçando a impressão de largura do veículo, mantendo-se nestes últimos a assinatura de dupla ‘asa’ formada pelas luzes diurnas.

No habitáculo surge um tablier completamente novo, com um novo painel de instrumentos. O ecrã do sistema de informação e entretenimento, que antes ocupava posição demasiado proeminente no topo da consola central, foi substituído por um ecrã tátil que está agora colocado num plano mais baixo, o que permitiu reduzir o número de teclas de comando. O novo volante tridimensional possui uma cápsula de ‘airbag’ pequena e foi estudado para se integrar ergonomicamente no conceito de um posto de condução confortável.

Tal como nas anteriores gerações Zafira, o condutor e o passageiro da frente podem contar com os bancos ergonómicos com o selo de aprovação dos especialistas da agência alemã AGR e da consola central multifuncional FlexRail. Este sistema modular corre em calhas de alumínio, entre os bancos dianteiros, e inclui um grande compartimento de arrumação e suportes para copos.

Por seu turno, a segunda fila de bancos pode ser configurada para dois lugares graças ao sistema de bancos Lounge, enquanto a terceira fila de bancos pode ser rebatida para o piso da bagageira, criando um piso totalmente plano. A este respeito, o novo Zafira tem capacidade de bagageira de 710 litros na configuração de cinco lugares, aumentando para 1860 litros se a segunda fila de bancos for rebatida.

A Opel disponibiliza no novo Zafira dois sistemas IntelliLink. O R4.0 IntelliLink permite a integração de telemóveis ‘inteligentes’ graças à compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto. Acima deste surge o Navi 950 IntelliLink, com navegação integrada. Do equipamento faz parte ainda o Opel OnStar, que garante apoio permanente em viagem e em emergência. Além de alerta automático em caso de acidente, o OnStar oferece múltiplos serviços que vão do atendimento personalizado por um operador até ao descarregamento de percursos de navegação (Navi 950) ou localização do veículo.

Outra importante funcionalidade do OnStar é a integração de um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet de sete dispositivos móveis em simultâneo, um para cada ocupante. Além disso, a Opel equipa este novo Zafira com novos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos integralmente por LED.

O novo Opel Zafira está equipado também com a câmara dianteira Opel Eye de nova geração, a qual permite também controlar o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o indicador de distância para o veículo da frente, que emite um sonoro e bem visível alerta de colisão iminente se a distância se encurtar demasiado depressa. Por seu turno, o alerta de saída de faixa de rodagem é ativado a partir de 60 km/h, acionando um aviso acústico se se verificar um desvio involuntário de trajetória.

Outros dois sistemas do novo Zafira que contribuem para mais conforto e maior segurança são o programador de velocidade adaptativo e a suspensão FlexRide com controlo eletrónico. Recorrendo a um radar colocado na grelha dianteira, o programador de velocidade consegue ajustar automaticamente a velocidade do Zafira de acordo a distância para o veículo que circula à frente. No capítulo da suspensão, o sistema FlexRide regula continuamente a pressão dos amortecedores consoante o tipo de condução adotado, as condições da estrada e a escolha do condutor (modos Conforto e Sport).

A nova gama Zafira continuará a disponibilizar um vasto leque de motorizações, nomeadamente com opções a gasolina, a gasóleo, a GPL e a gás natural comprimido.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão