Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

PSA: Família Peugeot atenta aos planos do Governo Francês

PSAFinancial

Sabendo-se que o Governo Francês está a ponderar a venda da sua participação atual no Grupo PSA, começam já a surgir movimentações no sentido de perceber o sentido da decisão do executivo gaulês, sendo uma das partes a família Peugeot, que terá já pedido uma reunião para discutir uma eventual recompra de parte ou da totalidade das ações atualmente pertencentes ao Estado.

Uma fonte próxima à família Peugeot, que detém 14% das ações da PSA, adiantou à Agência Reuters que pretende marcar um encontro com o ministério da Economia Francês, liderado por Emmanuel Macron, para discutir eventuais passos a seguir.

Na semana passada, Macron havia revelado em declarações ao jornal Les Echos que o Governo estava a ponderar libertar-se dos 14% que atualmente detém na PSA, considerando que a companhia, agora com Carlos Tavares à cabeça, está já num patamar que lhe permite não necessitar do Estado. Com a necessidade de recapitalizar a Areva, companhia de energia nuclear atualmente a braços com problemas financeiros, o Governo procura encontrar formas de obter dinheiro para tal, olhando assim para as suas atuais participações.

Tendo investido 800 milhões de euros na PSA em 2014, o valor das ações da companhia que detém Peugeot, Citroën e DS, praticamente duplicou, prevendo-se, desta forma, um bom negócio para o Estado.

“Se o Estado reduzir a sua parte, a família Peugeot estará interessada”, é citada a fonte da família gaulesa, não revelando se a Dongfeng, companhia Chinesa parceira da PSA e que também detém 14%, estará interessada em participar num aumento da participação. Hoje, existirão conversações informais, mas a mesma fonte revela que “uma decisão poderá não estar iminente”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão