Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Conhece o ‘The Stig’ secreto da Nissan?

nissan

Ganhou notoriedade com os seus enigmáticos fatos de piloto descaracterizados (primeiro negro e, depois, branco) e pelo capacete de viseira completamente escurecida. O ‘The Stig’, personagem que se encarregava de submeter os grandes desportivos à prova no circuito de testes do programa de televisão Top Gear no Reino Unido, marca uma geração de adeptos do automóvel, levando os espectadores a interrogarem-se sobre quem seria o icónico e misterioso piloto que se escondia sob aquele capacete. Michael Schumacher ainda fez o papel uma vez, mas apenas como piloto do (então seu) Ferrari FXX. Mais sério e corrente era Ben Collins nessa função, servindo como primeiro ‘The Stig’ no programa. O atual… permanece um mistério.

Contudo, também a Nissan conta com um ‘The Stig’ próprio na sua companhia: Paul Earnes, o piloto de competição ‘domesticado’ da Nissan e que se encarrega de testar todos os produtos da marca Japonesa na Europa.

Paul desempenha um papel chave na equipa encarregue de garantir que cada novo veículo desenvolvido pela Nissan é dinamicamente o mais adequado para as estradas europeias. Sendo um dos apenas quatro condutores especialistas fora do Japão que possuem a mais elevada qualificação de condução da Nissan, Paul Earnes efetua inúmeras voltas pelas várias pistas de teste da empresa em todo o mundo.

Com 20 anos de experiência na Nissan, Paul reconhece instintivamente se o chassis de um novo automóvel está otimizado para ter o melhor equilíbrio entre desempenho e conforto dos passageiros. Para além de possuir inquestionáveis capacidades atrás do volante, possui também o talento de conseguir pensar como o cliente.

“Com o novo GT-R, que estará disponível para venda neste verão, o objetivo foi torná-lo o mais excitante, aderente e estável possível quando conduzido no limite, pois é isso que o proprietário de um GT-R quer”, referiu Paul, que também consegue ‘mudar o chip’ e abordar os veículos mais comuns como um cliente procura, caso dos Juke ou Qashqai.

nissan paul

“Estes automóveis têm de ser ágeis, estáveis e seguros mas, ao mesmo tempo, proporcionar conforto e flexibilidade para os compradores”, afirmou Paul, que começou a sua carreira no mundo automóvel em meados dos anos 80 como técnico.

O trabalho de Paul passa muito mais por reproduzir a forma como os clientes da Nissan irão realmente conduzir os seus automóveis no mundo real: “Conduzo a velocidades diferentes, em diferentes posições na estrada, subindo e descendo bermas, através de trilhos com buracos, em autoestrada e em situações de para/arranca com forte congestionamento de trânsito. Para a Nissan, tem tudo a ver com a qualidade da experiência de condução. Só depois posso realmente avaliar o verdadeiro desempenho dinâmico de um automóvel e garantir que está em condições para ser conduzido por um cliente Nissan”, concluiu.

Atualmente está a trabalhar em colaboração muito próxima com os engenheiros da Condução Autónoma da Nissan, aperfeiçoando a tecnologia Nissan ProPilot para os clientes europeus, cuja estreia será feita no próximo ano com a introdução na produção em série da fase “Piloted Drive 1.0” (condução autónoma em faixa única) no Nissan Qashqai já no próximo ano.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...