Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Exportações do setor automóvel voltam a crescer no primeiro trimestre

PSA_CP_Mangualde_02

Com a economia Portuguesa a apresentar um ligeiro abrandamento no que às exportações diz respeito, o setor de componentes automóveis continua a registar crescimento, sendo responsável, segundo dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), por 15,3% do total das exportações do nosso país.

Esta associação, que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel, especificou que o setor de componentes automóveis foi responsável por 1823 milhões de euros de exportações, o que equivale a 15,3% do total de exportações de Portugal neste período.

Comparando com  períodos homólogos, o peso das exportações do sector tem vindo a crescer, quer em valores absolutos, quer no peso relativo do total de exportações de Portugal (de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística – INE). Assim, em comparação com os primeiros trimestres dos anos de 2014 e de 2015, o valor de exportações tem ascendido a 13,3% e 13,7%, respetivamente, para um valor de 1552 milhões de euros e de 1669 milhões de euros, também respetivamente.

Numa era de crescimento económico mais ligeira, a contenção de custos e aumento de produtividade são fundamentais para as indústrias manterem a sua competitividade e rentabilidade.

Em comunicado, a AFIA refere que “a trajetória do setor de componentes automóveis pode ser comprometida se aquela simples realidade não for percebida pelos órgãos que exercem o poder no país, e, consequentemente não houver uma atuação governativa, legislativa e jurisdicional que a suporte e potencie”.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA