Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Peugeot 2008: Tudo o que precisa saber

O novo Peugeot 2008, que chega deste fim-de-semana ao mercado nacional, será  comercializado em Portugal numa gama composta por 17 variantes, divididas por 4 níveis de equipamento – Access, Active, Allure e o novo GT Line – 3 motores gasolina PureTech e 3 motores turbodiesel BlueHDi, terá preços compreendidos entre os 16 760 euros da versão de entrada Access 2008 1.2 PureTech e os 26 780 euros do GT Line 1.6 BlueHDi .

Lançado em 2013, o Peugeot 2008 depressa cativou atenções e garantiu o seu lugar no seio dos SUV compactos, tratando-se hoje do segundo modelo mais vendido na gama da Peugeot em Portugal – apenas atrás do 208. Mas num mercado que se pauta por uma autêntica torrente de novos ‘players’ no segmento dos SUV-B, a Peugeot preferiu jogar pelo seguro e renovar o seu 2008 com vista a um aumento do número de vendas. A atestar a boa receção a que este ‘felino’ foi sujeito desde o momento do seu lançamento, a Peugeot contabiliza já 7600 unidades comercializadas até à data.

Peugeot 2008_E0T4291

O truque foi simples: mexer apenas o essencial e deixar intacta uma grande parte das linhas que concederam a este 2008 um lugar de destaque também na Europa, onde é um dos 20 mais vendidos (61.718 unidades comercializadas até abril deste ano no Velho Continente).

Assim, registo para a nova combinação de faróis, para-choque e grelha (que surge com a nova identidade visual da marca de Sochaux), numa secção dianteira que se pauta ainda pelo aspeto mais robuto conferido por proteções inferiores, replicadas de lado e atrás. Aqui, os farolins ganham também novo atributo, estilizando ainda mais as ‘garras’ tridimensionais do ‘leão’.

Já no interior e fruto dos quatro níveis de equipamento – Access, Active, Allure e o novo GT Line de ambiente desportivo –, o PEUGEOT 2008 destaca-se pela presença da configuração i-Cockpit, e pela introdução do Grip Control (de série nos GT Line), sistema de motricidade adaptada, que confere ao modelo uma crescente polivalência em todos os terrenos associado a pneus de Inverno Mud&Snow – Goodyear Vector 4Seasons.

Primeiro contacto

No lado da condução, o Peugeot 2008 primava já por um pisar seguro e sólido, com um bom compromisso entre conforto e dinâmica, aproveitando o bom trabalho efetuado pela suspensão e a direção com bom ‘feedback’. Ou seja, o 2008 continua a ser um dos modelos no segmento que melhor compreende a necessidade de equilíbrio entre suavidade de amortecimento e assertividade nas curvas. Mesmo em piso muito degradado (e pudemos levá-lo por piso que, não sendo demolidor, era castigador q.b.) o 2008 não parece perder a sua compostura, com impressões francamente positivas tanto em asfalto como fora dele. Isto tendo sempre em conta que não é um todo-o-terreno puro.

O interior não mostra grandes diferenças conceptuais, mantendo os traços quase idênticos ao do modelo de 2013, apostando, por outro lado, num elevado rigor de construção e em materiais de qualidade na parte superior do tablier e nas portas. Na traseira conta com mala volumosa e funcional, de capacidade variável dos 410 aos 1400 litros, fruto de um banco rebatível a 1/3 – 2/3, rebatendo-se o assento com um simples toque.

Equipamentos reforçados

No domínio tecnológico, os grandes destaques assentam na introdução do sistema Mirror Screen, com base no MirrorLink ou Apple Carplay, da câmara de visão traseira, do Active City Brake e do Park Assist, equipamentos que agora passam a estar presentes no novo SUV da Peugeot.

Peugeot 2008_HJ9A9959

As curvas e linhas da carroçaria vêem-se destacadas por uma palete de nove cores. Das sete metalizadas destacam-se dois novos tons – Vermelho Ultimate, estreado no 308 GTi, e Emerald Crystal . Das 2 cores opacas, uma delas – Cinzento Hurricane – é nova.

Mecanicamente, a gama do novo 2008 recorre a motores Euro6 das famílias PureTech e BlueHDi (potências dos 82 aos 130 cv), associados a caixas de velocidades manual (CVM5 e CVM6) e também à caixa automática EAT6. Conjuntos que permitem à gama emissões de CO2 contidas entre os 97 e os 114 g/km, nomeadamente nos blocos BlueHDi que recorrem ao sistema SCR com FAP aditivado, a tecnologia mais eficaz do mercado.

Tivemos a oportunidade de ensaiar pelas estradas de Sevilha o bloco 1.6 BlueHDi de 100 cv com caixa manual de cinco velocidades, voltando a demonstrar uma tónica muito ‘certinha’ na forma como combina prestações e economia. Não é um ‘poço de força’ porque não é esse o seu objetivo, mas o 2008 com o bloco 1.6 BlueHDi de 100 cv cumpre perfeitamente a sua missão como companheiro de viagem, mostrando-se enérgico para a grande maioria das situações. As recuperações sofrem um pouco pelo escalonamento mais longo nas relações finais, enquanto o manuseio poderia ser também algo mais preciso.

Gama em Portugal

Comercializado em Portugal em 17 variantes, a gama do novo PEUGEOT 2008 dividide-se por quatro níveis de equipamento – Access, Active, Allure e GT Line – recorrendo a 3 motores PureTech (um deles com caixa manual ou automática EAT6) e 3 motores BlueHDi.

O Peugeot 2008 Access integra ABS + AFU, airbags frontais, laterais e de cortina, banco do condutor regulável em altura, computador de bordo, cruise control, ESP, fecho centralizado com comando à distãncia, fixações ISOFIX no banco traseiro, luzes diurnas de LED e traseiras de presença de LED 3D,  barras de tejadilho longitudinais,  pneu sobressalente, puxadores das portas e retrovisores na cor da carroçaria, sensor de pressão de pneus ou furo, sistema follow-me-home, vidros dianteiros elétricos;

O nível Active acresce o sistema de AC manual, cruise controlprogramável, ESP com Hill Assist, faróis de nevoeiro, jantes de liga leve 16 polegadas Hydre Gris Dillum, para-choques na cor da carroçaria, retrovisores exteriores rebativeis eletricamente, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, touchscreen de 7’ polegadas com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e jack, Bluetooth e comandos no volante, este último em couro;

O nível Allure integra AC automático bizona, bancos desportivos, sendo o do passageiro também regulável em altura, faróis dianteiros de halogéneo com máscara a preto e cromado, faróis de nevoeiro comcornering, frisos cromados nos vidros laterais, iluminação interior de teto LED , jantes de liga leve 16 polegadas Aquila, pack Visibilidade (sensor de luz e chuva + retrovisor interior eletrocromático), para-choques dianteiro com decoração inferior a cinzento, vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante em couro perfurado;

O nível GT Line conta com bancos desportivos com pespontos vermelhos, barras de tejadilho e capas dos retrovisores em preto lacado, jantes de liga leve 17 polegadas Eridon Noir + Grip Control, óculo e vidros traseiros escurecidos, decoração em inox no para-choques dianteiro, pedaleira e soleira das portas em alumínio, esta com inscrição Peugeot, touchscreen Redline em tons de preto e vermelho, volante em couro perfurado com pespontos em vermelho.

No domínio dos opcionais, destacam-se diversos elementos individuais, adaptáveis caso a caso aos vários niveis de equipamento, endo de destacar os packs que concentram, a preços mais acessíveis e competitivos (dos 80 aos 490 euros), equipamentos muito valorizados pelos clientes.

A gama 2008 estará disponível a partir deste fim-de-semana em toda a rede de concessionários Peugeot, com preços compreendidos entre os 16 760 euros da versão de entrada Acess e os 26 780 euros do topo de gama GT Line. Nota, ainda, para o regime de upgrade que a Peugeot vai levar a cabo no fim de semana de portas abertas – 4 e 5 de junho – subindo a encomenda dos clientes para o nível imediatamente superior numa poupança que pode ascender aos 2200 euros consoante a versão escolhida e a ‘aumentada’.

 

PREÇOS GAMA 2008

 

 ACCESS 

 

 ACTIVE 

 

 ALLURE 

 

 GT LINE 

 

1.2 PureTech  82 CVM5 16 760€ 18 710€ 20 310€
1.2 PureTech 110 CVM5 20 620€ 22 220€ 23 220€
1.2 PureTech 110 EAT6 23 520€ 24 520€
1.2 PureTech 130 CVM6 22 760€ 23 760€
1.6 BlueHDi   75 CVM5 20 170€ 22 120€ 23 720€
1.6 BlueHDi  100 CVM5 23 500€ 25 100€
1.6 BlueHDi 120 cv CVM6 25 780€ 26 780€
Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...