Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Diesel vão perder peso no mercado português

barometro

Dois terços dos inquiridos do painel do Barómetro Automonitor referente a maio acreditam que o peso das vendas de veículos com motorizações diesel no total do mercado nacional vai diminuir este ano. O restante 1/3 assegura que o peso se irá manter, não havendo ninguém a apostar num aumento da dieselização do mercado.

Face aos valores de dezembro do ano passado, a percentagem de inquiridos que apostam na perda de importância relativa dos diesel, é agora maior.

A nova geração de pequenos motores gasolina de elevada eficiência e os problemas de emissões dos motores diesel, são dois fatores que explicam a menor apetência dos consumidores por este tipo de motoorizações

Outra tendência do mercado será a cada vez maior penetração dos SUV e crossovers, em detrimento de modelos com carroçarias mais convencionais, que recolhe a unanimidade (100%) das opiniões. Também a manutenção do peso relativo das carrinhas é consensual para 83% dos inquiridos, embora os restantes 7% refiram que elas tenderão a perder importância. É a primeira vez desde que o Barómetro Automonitor foi lançado, em outubro do ano passado, que as perspetivas de penetração de carrinhas no mercado nacional são negativas, embora por margem residual.

Quanto às marcas premium, os resultados do Barómetros indicam que elas tendem a manter o peso atual no conjunto do mercado.

Mercado que parece agora estar finalmente a consolidar a sua recuperação para volumes de vendas que os operadores consideram naturais, entre acima das 225 mil unidades naturais.

A maioria do painel acredita que as redes de concessionários vão manter-se (91,7%) ou diminudir ligeiramente (8,3%) e que a fidelidade dos clientes às redes oficiais vai também manter-se (83%) ou até mesmo reforçar-se (17%).

O Barómetro Automonitor é um inquérito mensal aos representantes das marcas e aos grandes grupos de retalho automóvel. Além de perguntas mensais fixas sobre a evolução e as perspetivas do mercado automóvel, integra perguntas mais específicas, sobre o mix de vendas, o investimento das marcas em publicidade e outros aspetos qualitativos do mercado.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...