Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover processa chineses por causa da cópia do Evoque

LandWind-X7-Evoque-Clone-1024x768

A Jaguar Land Rover vai processar a Jiangling Motoros por causa do seu LandWind X7, por considerar que o SUV chinês não é mais do que uma cópia do Range Rover Evoque.

As cópias chinesas de automóveis ocidentais já não são tão frequentes nem em tão grande número quanto já foram no passado, mas continua a haver casos por demais flagrantes – como este LandWind X7 (imagem acima) que mais não é do que uma cópia do Evoque.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a Jaguar Land Rover já terá apresentado às autoridades judiciais na China queixa por violação dos direitos de autor e concorrência desleal.

O que não deixa de constituir um passo surpreendente para a construtora britânica.

Há um ano, Ralph Speth, CEO da Jaguar Land Rover, comentava o caso do LandWind X7 assim: “Lamento profundamente que, de repente, o copy-paste tenha voltado em força… – acho que isso não vai ajudar em nada a China e a sua indústria. Não existem leis para nos proteger, por isso temos de aceitar o que não pode ser mudado. Na Europa temos esse tipo de proteção, mas não na China”.

Agora, cerca de um ano depois, a estratégia parece ter mudado. A questão que se coloca é saber porquê já que a maioria dos fabricantes ocidentais evitam tais confrontos devido à morosidade dos tribunais chineses e da sua tendência para, geralmente, emitirem sentenças favoráveis aos réus (neste caso, os fabricantes chineses).

Já para não falar das condutores chineses – e potenciais clientes – que consideram uma forma de bullying a pressão que as empresas automóveis exercem sobre o mercado chinês e são capazes de deixar de comprar tal ou tal marca.

Segundo alguns especialistas do setor, esta jogada da construtora britânica terá a ver com o facto do Evoque ser atualmente construído em solo chinês – numa joint venture com a Chery Motors – e que, agindo agora, será mais fácil no futuro bloquear as vendas do LandWind X7 na América do Sul e Ásia.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...