Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nova suspensão da Citroën promete conforto “sem paralelo”

citroen c4 cactus

A Citroën revelou os primeiros detalhes oficiais da sua nova suspensão, a qual se encontra em desenvolvimento há já algum tempo e que propõe um nível de “conforto sem paralelo”, de acordo com a marca do Grupo PSA.

Já se sabia que a Citroën estava a desenvolver uma nova suspensão, mas as informações ainda eram escassas. Agora, contudo, já se conhecem novos detalhes, com esta novidade a ser parte integrante daquilo a que a marca denominada de Citroën Advanced Comfort. Trata-se de uma tecnologia de suspensão hidráulica progressiva, mas este conjunto conta ainda com novas tecnologias de bancos, rigidez estrutural melhorada, bem como o isolamento acústico, e um ambiente mais simples.

Em relação à suspensão, apresentada num protótipo do C4 Cactus (denominado ‘Citroën Advanced Comfort Lab’), a Citroën aposta no refinamento total, tendo obtido 30 patentes registadas em torno deste sistema, podendo ser aplicado em todos os modelos da marca Francesa. A Citroën procura oferecer uma experiência de tapete mágico em termos de rolamento em estrada, num sistema que conta com amortecedores, molas e batentes mecânicos, mas também dois suportes hidráulicos – um para o ressalto e outro para a compressão – no topo e no fundo de cada unidade de suspensão.

Com isso, a suspensão consegue funcionar de duas formas: na primeira, em casos de compressões e ressaltos ligeiros, as molas e os amortecedores funcionam em conjunto para controlar o movimento vertical sem necessidade dos suportes hidráulicos. No segundo, em casos mais significativos, as molas e os amortecedores funcionam em conjunto com os suportes hidráulicos nas pontas da suspensão para intervir ao nível do curso de suspensão. Esses novos suportes de amortecimento abrandam gradualmente o movimento da carroçaria, ao invés de provocarem paragens abrutas nos extremos de compressão e de ressalto. Este sistema consegue absorver e dissipar a energia daí proveniente.

A Citroen garante que do ponto de vista de custos e tecnológicos, é uma solução aplicável a todos os seus modelos, desde os citadinos aos monovolumes. Integrando-se no já referido conjunto de tecnologias de conforto levadas a cabo pela marca, esta será estreada no C4 Picasso cuja chegada ao mercado irá ocorrer dentro de alguns meses.

A companhia explica, ainda, que se trata de uma abordagem holística ao conforto, em que todas as variáveis – do conforto a bordo ao refinamento de rolamento – atuam em conjunto para uma experiencia “sem paralelo” no que diz respeito ao conforto, dando assim seguimento a uma linha pela qual a marca ganhou reputação.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...