Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Especial Volvo 850: 25 anos de um ícone da marca Sueca

Volvo 850 T-5R

Vivendo um momento particularmente frutífero em matéria de novidades – graças a um plano de novos lançamentos que se apresta a conhecer mais um capítulo com a chegada dos novos V90 e S90 – a Volvo comemora também este ano alguns marcos importantes. Um desses marcos é o 25º aniversário do icónico 850, que se transformou, pela sua longevidade e sucesso comercial, um dos modelos mais importantes para a companhia de Gotemburgo.

Resultado direto do Projeto Galaxy, este modelo seria o primeiro automóvel Volvo com tração dianteira e um motor transversal de 5 cilindros. O 850 teve também grande sucesso no desporto e foi o primeiro modelo da marca a disponibilizar também tração às quatro rodas.

A estreia mundial do novo Volvo 850 GLT ocorreu a 11 de Junho de 1991 na Stockholm Globe Arena. Nesse dia, foi revelado um modelo que era o resultado direto de um dos maiores investimentos industriais Suecos alguma vez feitos e que se diferenciava significativamente de outros projetos da Volvo. Com tração dianteira e motor transversal de cinco cilindros, o então novo Volvo 850 prometia destacar-se por um elevado nível de prazer de condução.

O novo automóvel foi lançado sob o lema “Um automóvel dinâmico com quatro estreias mundiais”, que incluíam motor transversal de cinco cilindros, um sistema integrado de proteção lateral, SIPS e cinto de segurança dianteiro auto ajustável.

Apesar de ter herdado algum design da série 700, o 850 foi um modelo completamente novo cujo trabalho de desenvolvimento teve início em 1978, ano no qual foi decidido que era altura de “pensar de forma livre e apontar para as estrelas”. Essa foi a razão pela qual o projeto foi batizado Galaxy.

PRÓXIMO

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...