Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Especial Volvo 850: 25 anos de um ícone da marca Sueca

Volvo_850_BTCC

Mas a marca Sueca também marcou um forte impacto na competição automóvel quando, em 1994, regressou às pistas com duas carrinhas 850 na grelha de partida do Circuito de Thruxton em Inglaterra. Competir com carrinhas no prestigiado British Touring Car Championship (BTCC) atraiu enorme atenção tendo a Volvo investido bastante com a equipa Tom Walkinshaw Racing (TWR), liderada pelo malogrado Tom Walkinshaw, cuja relevância chegou a ser vista também na Fórmula 1 noutros projetos.

Na equipa da Volvo no BTCC competia o piloto Sueco Rickard Rydell e o Holandês Jan Lammers, mas o projeto da carrinha foi de pouca duração. Em 1995, com a atualização das regras, tornou-se incomportável competir com carrinhas e a Volvo viu-se obrigada a trocar de modelo. Nessa época, Rickard Rydell terminaria o BTCC na 3ª posição.

Aclamado desde o início pela imprensa que não hesitou em denominá-lo como “o carro mais seguro do mundo” o Volvo 850, lançaria, em 1995, uma nova estreia mundial em matéria de segurança tendo sido o primeiro carro de produção a incluir airbags laterais.

O 850 AWD – o primeiro modelo Volvo com tração às 4 rodas foi lançado em 1996 e era capaz de fornecer, simultaneamente e a qualquer momento, tração às quatro rodas. Se uma das rodas traseiras começasse a girar, o sistema eletrónico TRACS, distribuiria automaticamente a energia à roda dianteira que apresentasse a melhor aderência. Este novo modelo, vinha equipado com um novo motor turbo, capaz de debitar 193 cv, e seria o predecessor dos modelos XC da Volvo com tração às quatro rodas.

O ano de 1996 assinalaria o final da produção do 850 tendo o seu ciclo de vida atingido um total de 1.360.522 automóveis produzidos. Em 1997, os modelos seriam submetidos a enormes alterações dando origem ao S70 (versão berlina) e V70 (versão carrinha).

ANTERIOR

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...