Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Especial Volvo 850: 25 anos de um ícone da marca Sueca

Volvo_850_GLT

O Projeto Galaxy resultou em duas divisões – a série Sueca e a série Holandesa que partilhavam a mesma tecnologia de base. A empresa Holandesa Volvo Car B.V iniciou o desenvolvimento que depois daria origem à Série 400 enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveria a Série 850.

O primeiro modelo a ser apresentado foi o 850 GLT, com um motor de 20 válvulas e 170 cv. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo trabalhou arduamente na produção de um modelo que oferecesse enorme prazer de condução e que fosse, ao mesmo tempo, capaz de obter a correta admissão de combustível e insonorização do ruído do escape, a par da limitação das emissões.

Em fevereiro de 1993 foi apresentada uma versão importante do 850 – a carrinha. Este modelo apresentava algumas características típicas da Volvo como uma traseira com ângulo reto para maximizar a capacidade de carga mas também um novo design nos seus faróis traseiros, completamente verticais e a cobrir completamente o pilar-D. Esta carrinha chegou a ser premiada, no Japão, com o prestigiado “Good Design Grand Prize” em 1994 e, em Itália, com o prémio “Most beautiful estate”.

Posteriormente, a Série 850 passaria a oferecer várias opções de motor. Em 1994, foi apresentado no Salão de Genebra, o T-5R numa edição limitada a 2500 unidades de cor amarela e com um motor turbo de 240 cv e 330 Nm. O nível de equipamento do carro incluía spoilers especiais, tubo de escape com formato quadrado e jantes de 17” com o nome Titan. Estes carros esgotaram em poucas semanas, sendo posteriormente produzida uma nova série de carros de cor preta seguida de uma nova série T-5R verde escura também de 2500 unidades.

ANTERIOR / PRÓXIMO

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
O Boticário lança perfumes criados com a ajuda de IA