Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O futuro eficiente dos camiões segundo a Volvo Trucks

Sendo o setor dos transportes rodoviários um dos mais importantes da indústria automóvel, servindo de meio imprescindível para a movimentação de bens e de pessoas, é também um dos que exibe maior pegada ecológica.

volvo-concept-truck-improves-fuel-economy-by-more-than-30-108302-7

Contudo, as marcas desta área estão também atentas à redução de emissões e dos consumos dos camiões, não só por uma questão de rentabilidade operacional das companhias que os adquirem, mas também por uma questão de respeito para com a natureza.

O exemplo mais recente chega da Volvo Trucks, atualmente a segunda maior em termos de produção de veículos pesados e de transportes, que tem vindo a desenvolver soluções para o setor dos camiões que permitam uma redução dos consumos dos veículos de longo-curso de até 50% face aos atuais.

O resultado desse esforço pode ser visto no Volvo Concept Truck, um FH 420 com motor de seis cilindros em linha D13, um veículo experimental que consegue incrementar a eficiência de combustível em 30% face ao mesmo camião que atualmente se pode comprar e no qual é baseado.

O objetivo deste camião experimental é desenvolver soluções que possam ser aplicadas posteriormente aos modelos de produção em série e que permitam reduzir os custos operacionais para as empresas e, ao mesmo tempo, a pegada ambiental, atendendo ao facto de serem modelos com uma utilização mais intensiva.

No caso deste concept, o principal atributo esteve na melhoria das linhas e na redução do atrito aerodinâmico. Assim, espelhos retrovisores não contam na equação (substituídos por câmaras), enquanto as rodas traseiras foram tapadas por painéis de forma a melhorar o fluxo do ar e reduzir a perturbação aerodinâmica causada pelos largos e grandes pneumáticos dos camiões.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
58% dos profissionais de Marketing e Vendas procura novo emprego