Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Conselhos ‘estranhos’ de manuais de utilizador da Fiat Argentina causam polémica

Foto: Facebook

Um manual do utilizador incluído nos novos modelos da Fiat lançados na Argentina causou polémica entre as associações de defesa dos direitos das mulheres. Isto porque o denominado ‘Manual do Bom Uso’ oferecido pela Fiat trazia alguns conselhos ou dicas referentes à utilização dos veículos pressupondo que o condutor é do sexo masculino e que no lugar do passageiro estará uma mulher “que deve ter, pelo menos, boas pernas”, de acordo com o manual da marca Italiana, cuja principal intenção era ser bem-humorado.

Contudo, de acordo com a Associated Press, o criticismo que este manual de instruções já recebeu levou a Fiat a retirá-lo dos seus novos modelos, sendo que organizações de defesa dos direitos das mulheres lamentaram a escolha de palavras para a descrição de sistemas como o de aquecimento do habitáculo como uma forma de “levar uma rapariga de quem se gosta a tirar a roupa”.

Na secção ‘Acompanhante’, o manual oferece ainda como conselho que “se o passageiro for uma senhora e a sua saia for muito curta recomendamos que ela viaje no banco de trás para manter a nossa concentração”, além de que “se a saia não for assim tão curta, mas se você tiver uma mão ‘deambulante’ ela também deverá viajar atrás”.

Outro conselho aponta que, na condução e quando for preciso ceder a passagem, que o condutor faça uma concessão especial “se a outra condutora for realmente linda”.

Este tipo de conselhos levou a marca a ser criticada, mas através da sua conta do Twitter a Fiat fez questão de enaltecer que lamenta o efeito que este livrete teve e que nunca teve intenção que o mesmo fosse mal intencionado ou desrespeitoso.

Uma boa parte do livrete e as páginas que causaram maior brado nas redes sociais foram publicadas na página do Facebook do grupo de defesa dos direitos das mulheres Ni Una Menos, acabando a divisão local da Fiat por retirar o referido manual.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
58% dos profissionais de Marketing e Vendas procura novo emprego