Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar Land Rover abre primeira fábrica de propriedade integral no Brasil

A Jaguar Land Rover abriu hoje a primeira fábrica de propriedade integral fora do Reino Unido, inaugurando as novas instalações de produção no valor de 191 milhões de euros e o Centro de Parceria Empresarial para a Educação no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

A inauguração desta unidade representa a primeira vez que um grupo automóvel britânico lança um centro produtivo na América Latina e marca uma nova fase na sua estratégia de expansão global depois da abertura da fábrica chinesa de empreendimento conjunto em 2014.

“O arranque das novas instalações de nível mundial da Jaguar Land Rover no Brasil assinala o mais recente e emocionante marco da nossa expansão global”, afirmou Wolfgang Stadler, Executive Director, Manufacturing. “A Land Rover já é líder do mercado no Brasil em SUV médios de gama alta, representando mais de 30 % de todas as vendas neste segmento”, explicou.

As novas instalações servirão para construir tanto o Range Rover Evoque como o Land Rover Discovery Sport para os clientes brasileiros, estando os veículos disponíveis nos concessionários do país ainda este mês.

A fábrica integra o primeiro Centro de Parceria Empresarial para a Educação da Jaguar Land Rover, que todos os anos proporcionará várias atividades educativas a 12 mil crianças locais – estes programas servirão para desenvolver competências essenciais, trabalhar na sensibilização e incentivá-las a seguir carreiras no fabricante.

A produção no Brasil

A unidade totalmente flexível foi desenhada para suportar os planos futuros da empresa e representa um compromisso de longo prazo da Jaguar Land Rover com o mercado brasileiro. Como parte do seu compromisso, a empresa britância vai abastecer-se, em termos de componentes principais como assentos, habitáculo, escape, chassis e grupo propulsor, em fornecedores locais, nomeadamente a Benteler e a IAC. Adicionalmente estará a investir nos seus serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a suportar os níveis crescentes de localização no futuro.

Inclui uma série de recursos ambientais como a recolha da água pluvial e a plantação de mais de 1200 árvores indígenas para ajudar a preservar e melhorar o habitat natural em redor da fábrica – a empresa pretende alcançar a certificação de sustentabilidade LEED Gold.

A fábrica integra tecnologias de produção de ponta e possui as instalações mais avançadas em termos de Certificação e Conformidade de Emissões na América do Sul.

Mercado brasileiro

O grupo britânico está presente no mercado brasileiro há mais de 25 anos e possui 35 concessionários que cobrem os principais territórios do país.

A Jaguar Land Rover é a marca líder em SUV premium e a Jaguar é uma das marcas de qualidade com maior crescimento do país, com vendas que subiram 70 % nos primeiros cinco meses de 2016.

O Brasil é um dos 15 melhores mercados da Jaguar Land Rover e o Range Rover Evoque, com os Range Rover Sport e Land Rover Discovery a serem os veículos que geram mais vendas.

Comunidades locais

Nos últimos 18 meses, o grupo britânico estabeleceu fortes laços com os bairros locais em Itatiaia e na vizinha Resende, com a criação de programas para incentivar a geração seguinte de engenheiros automóveis.

O novo Centro de Parceria Empresarial para a Educação vai ser administrado juntamente com a SENAI, a instituição oficial brasileira de formação profissional, e oferecerá programas educativos a crianças com idades dos 5 aos 18. Os cursos centram-se na engenharia, produção e atividades relacionadas com a indústria automóvel.

A Jaguar Land Rover lançou o seu programa de formação ‘Estimular os Trabalhadores de Amanhã’em Itatiaia em 2015 e mais de 100 pessoas já concluíram o projeto: doze estão a trabalhar na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia e muitos outros estão empregados na indústria automóvel.

“Gostei de todo o programa, que me deu a oportunidade de aprender muitas competências novas. Acredito que sem ‘Estimular os Trabalhadores de Amanhã’ não estaria a trabalhar na Jaguar Land Rover hoje”, afirmou Débora Esteves que completou o programa no ano passado e agora é uma formadora de produto na nova fábrica.

O programa oferece estágios, formação e qualificações de empregabilidade a desempregados, preparando-os para funções na indústria automóvel – é o primeiro programa desta natureza que a Jaguar Land Rover lança no exterior do Reino Unido.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão