Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Kodiaq inaugura era de desenho emocional para a Skoda

A Skoda prepara-se para ser mais uma das marcas concorrentes no apertado segmento dos SUV e tem já na calha a apresentação do Kodiaq, modelo de sete lugares que será revelado em outubro no Salão de Paris e que, segundo o responsável de Design da companhia Checa, promete um visual imponente e poderoso aliado a versatilidade elevada.

As premissas são dadas por Jozef Kaban, diretor de Design da Skoda, que procurou conferir ao novo SUV da marca do Grupo Volkswagen um aspeto atlético e robusto, mas ao mesmo tempo inconfundível, com linhas simples mas vincadas e cintura elevada. As raízes do país não foram esquecidas, já que os faróis de aspeto cristalino prestam homenagem à arte do cristal da República Checa.

A distância entre eixos mais longa e as extremidades curtas apontam para um interior mais espaçoso, naquele que foi um dos elementos tidos em conta pelos engenheiros da marca aquando do processo de desenvolvimento do novo SUV. Uma terceira fila adicional de dois bancos pode ser também escolhida, fazendo parte da lista de opcionais para este modelo.

No interior, sobressai a disposição vertical das saídas da ventilação, ao passo que o ecrã tátil central divide o tablier em duas secções de espaço idêntico para condutor e passageiro. O painel de instrumentos é tridimensional e dividido em duas áreas para maior funcionalidade, aquela que é, segundo Kaban, a palavra essencial do projeto do novo Kodiaq.

Ainda assim, o responsável pelo desenho de novos produtos da Skoda garante também que o objetivo da marca é tornar o seu design mais emocional, algo que o Kodiaq vem ajudar, sendo este modelo “um pioneiro para nós em dois aspetos. Entramos num novo segmento com o nosso primeiro SUV de grandes dimensões acima do Yeti. Ao mesmo tempo, é o primeiro modelo com a nova linguagem de desenho da Skoda. É poderoso e emotivo, mas também intemporal”.

Para Kaban, um dos traços mais marcantes do novo Kodiaq é mesmo a sua versatilidade, com aquele responsável a destacar o facto de ser “excecionalmente espaçoso e compacto por fora, oferecendo o melhor conjunto geral da sua categoria. É também robusto, adequa-se a todos os tipos de piso e oferece a melhor flexibilidade e funcionalidade”.

Forma e funcionalidade parecem, assim, combinar-se, ao abrigo das palavras de Jozef Kaban, enaltecendo que as suas equipas de desenho procuraram incutir “beleza na simplicidade, sem desprimorar a funcionalidade ou a ergonomia”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...