Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Pode um Land Rover Discovery Sport rebocar um comboio com 100 toneladas?

O desafio era simples: conseguiria um Discovery Sport rebocar três carruagens de um comboio com mais de 100 toneladas, quase sessenta vezes o seu peso e o equivalente a um Boeing 757? A experiência foi levada a cabo em cima de uma ponte com 25 metros de altura, região do Rhine no norte da Suíça, e veio provar que a capacidade de reboque deste SUV não defrauda.

Apesar deste modelo ter uma capacidade máxima de reboque de duas toneladas e meia foi capaz de rebocar 58 vezes o seu peso, auxiliado pelo motor Jaguar Land Rover 180 CV Ingenium diesel com um binário de 430 Nm e tirando partido das tecnologias de reboque e tração da marca, como o Terrain Response, Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control (um sistema semiautónomo de condução que controla automaticamente o motor e a travagem).

“A capacidade de reboque está presente no ADN da Land Rover, e o Discovery Sport não é exceção. Ao longo dos anos, introduzimos novas tecnologias para facilitar e aumentar a capacidade de reboque. Durante a minha carreira profissional já percorri os locais mais inóspitos do mundo para testar as capacidades dos veículos da Land Rover, no entanto, este é o teste mais radical que já efetuei”, afirmou Karl Richards, Lead Engineer for Stability Control Systems da Jaguar Land Rover.

A unidade de tração do veículo não foi alterada: a única alteração foi levada a cabo nas rodas do veículo de modo a poder circular sobre os carris, proeza levada a cabo pelos técnicos da Aquarius Railroad Technologies com a finalidade de estabilizar o veículo.

Como sucedeu no evento de 1989, o Discovery Sport completou a proeza sem recorrer às mudanças mais baixas, utilizando apenas a caixa automática de 9 velocidades e a tecnologia Terrain Response para conseguir a tração necessária.

Durante a prova, o sistema All Terrain Progress Control (ATPC) foi igualmente utilizado com um simples premir de botão, para maximizar a tração e regular a velocidade de reboque. Funcionando como uma espécie de ‘low-speed cruise control’, o ATPC permite que o condutor esteja concentrado no percurso a percorrer.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]PLACE_LINK_HERE[/youtube]

 

O Discovery Sport é o primeiro membro da família Discovery da Land Rover e foi premiado com a classificação de 5 estrelas Euro NCAP aquando do seu lançamento. Desde que começou a ser comercializado em 2014, o Discovery Sport já vendeu mais de 123.300 unidades a clientes particulares – em maio deste ano, a marca vendeu 10.075 unidades.

A capacidade todo-o-terreno do deste SUV foi reforçada com a introdução do sistema All Terrain Progress Control (ATPC), que permite que os condutores possam determinar e manter uma velocidade constante em percursos todo-o-terreno.

Desenvolvido pelos especialistas 4×4 da Land Rover, o ATPC funciona de modo idêntico a um sistema de controlo de velocidade de cruzeiro e pode ser utilizado entre os 2 km/h e os 30 km/h, e inclui uma função exclusiva – a opção Launch – que permite que o veículo arranque facilmente, mesmo em superfícies complicadas com baixa tração como é o caso do gelo, neve ou erva molhada.

Em termos de motorizações, este modelo conta com um diesel Ingenium UE6-compatível disponível com dois níveis de potência: 150 cv e 180 cv, proporcionando una poupança de combustível de até 57,7 mpg (4,9 litros/100 km), com emissões de CO2 de 129 g/km. O motor de 180 cv oferece uma velocidade máxima de 188 km/h e pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,9 segundos.

Todos os modelos que possuam caixa de velocidades automática de nove velocidades estão equipados com patilhas no volante, o que permite que o condutor possa selecionar mais facilmente as mudanças de modo a melhor poder controlar uma situação de reboque, durante a condução em terrenos mais complicados ou mais dinâmica em estrada.

O SUV compacto Premium Discovery Sport está à venda em mais de 170 países e é fabricado na fábrica dde Halewood, no Reino Unido.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...