Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota e Daihatsu apostam nos mercados emergentes

 

toyota-daihatsu

A Toyota Motor Corp anunciou esta terça-feira que irá criar uma empresa interna conjunta com a sua subsidiária Daihatsu para desenvolver veículos citadinos destinados aos mercados emergentes.

Em comunicado citado pela Reuters, a construtora japonesa pretende criar a nova empresa em janeiro, acrescentando que a mesma será liderada pela Daihatsu que, recorde-se, foi adquirida pelo grupo Toyota no início deste ano.

Os planos de produto e de negócio serão concebidos conjuntamente pelas duas empresas – Toyota e Daihatsu -, mas caberá a esta última a tarefa de desenvolver e produzir os futuros modelos (que serão construídos nas unidades de produção já existentes).

Segundo a Toyota, os mercados emergentes deverão incluir o Vietname, a Índia e o Paquistão.

“Com a criação da empresa interna, a Toyota pretende aprender os próprios fundamentos da competitividade da Daihatsu e mudar a sua forma de trabalhar”, afirmou o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi.

O plano estratégico da Toyota passará por tornar a Daihatsu numa marca global. Atualmente, a Daihatsu (numa joint venture com a Astra International) detém cerca de 16% de quota de mercado de automóveis de passageiros na Indonésia e cerca de 32,5% na Malásia (numa outra joint venture).

Esta aposta nos mercados emergentes – tanto da parte da Toyota como das outras fabricantes Japonesas como a Honda, Mazda, Nissan e Subaru – deve-se em parte a dois fatores: às recentes desacelerações de mercados como o Brasil e Rússia e ao rápido crescimento da classe média nos países emergentes, vistos como essenciais para a conquista desses mercados.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...