Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Vendas de automóveis retomam níveis pré-crise

Ao longo de 2016 foram comercializados em Portugal 247.343 veículos automóveis ligeiros e pesados, o que representou uma variação homóloga positiva de 15,8%, e que poderá constituir o culminar de um processo de recuperação do mercado após as fortes quebras registadas no período de crise.

O mercado foi impulsionado pelas vendas de ligeiros de passageiros, anumadas pelos canais de frotas, empresas e rent-a-car e pelas agressivas promoções para clientes particulares. Embora não existam dados oficiais, estima-se que os particulares representem menos de 30% do mercado de ligeiros de passageiros, quando antes da crise, há sete anos, valiam mais de metade.

Apesor do crescimento a dois dígitos, o ritmo de 2016 foi inferior ao registado em 2015 (24%) e em 2014 (36%), levando a ACAP, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal, a concluir que “a retoma gradual do mercado para níveis anteriores à crise poderá estar concluída, sendo previsível que futuros aumentos das vendas se venham a traduzir em taxas de crescimento mais moderadas, reflectindo a dinâmica da economia e do emprego”.

A alteração da estrutura do mercado por canais de vendas, com o grande peso das frotas, empresas e Rent-a-car, terá levado a uma baixa generalizada das margens de venda dos importadores.

Mercado de automóveis ligeiros de passageiros

Em dezembro de 2016, foram vendidos em Portugal 17.003 automóveis ligeiros de passageiros, ou seja, mais 29,4% do que no mês homólogo do ano anterior. No total do ano  as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 207.345 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 16,2% relativamente a período homólogo de 2015.

Veículos Comerciais Ligeiros

No mês de dezembro de 2016 foram vendidos em Portugal 4.551 veículos comerciais ligeiros, o que representou um crescimento de 22,1%. No período de janeiro a dezembro de 2016 o mercado ascendeu a 34.874 veículos, o que representou um aumento de 13,0 % face ao período homólogo do ano anterior.

Veículos Pesados

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, em dezembro de 2016 verificou-se um forte crescimento de 41,1% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 608 veículos desta categoria. No total do ano de 2016 as vendas situaram-se em 5.124 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 19,4% relativamente ao período homólogo de 2015.

 

Confira AQUI as tabelas de venda oficiais da ACAP

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...