Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

CES 2017: Quase um salão automóvel…

De mãos dadas com as novas tecnologias de conectividade e de mobilidade, o setor automóvel está cada vez mais com um pé no futuro digital. A edição do CES (Consumer Electronics Show) deste ano parece confirmar esta junção entre automóveis e novas tecnologias com a imprensa norte-americana a rebatizar mesmo o certame – em jeito de piada fácil – de Car Eletronics Show.

Com humor ou sem ele, a verdade é que o maior evento tecnológico do planeta que por estes dias terá lugar em Las Vegas terá como um dos focos primordiais a indústria automóvel na sua relação com as novas tecnologias (a ‘mina de ouro’ na evolução automóvel, segundo vários intervenientes).

E as marcas de high-tech já não se fazem rogadas em utilizar os automóveis para demonstrarem as suas mais recentes evoluções tecnológicas. Como é, por exemplo, o caso da Intel e Nvidia, duas empresas mais conhecidas pelos seus processadores (no caso da primeira) e placas gráficas (na segunda) para videojogos – a Nvidia, recorde-se fornece à Tesla um processador capaz de calcular muitos dos dados relacionados com a autonomia dos carros elétricos.

Tendências

O CES deste ano deverá constituir-se como marco histórico na união destes dois mundos – o tecnológico e o automóvel – sendo desde já possível aferir três das tendências que estarão presentes na edição deste ano. A primeira é a conectividade, uma área de elevada aposta por parte das marcas automóveis que têm realizado grandes evoluções desde o sistema GPS ao próprio sistema de conexão quer de mote próprio quer tirando partido do software da Google (Android Auto) e da Apple (Car Play).

Outra das tendências deste CES 2017 será a apresentação de veículos autónomos e as tecnologias de condução autónoma – espera-se, por exemplo, que a Renault seja uma das marcas a apresentar vários dos seus protótipos.

Finalmente, a terceira tendência diz respeito às tecnologias que visam o melhoramento da propulsão dos veículos elétricos. Tidos como o futuro, os carros elétricos ainda representam um elevado grau de investimento e inovação para muitas das marcas.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus