Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Pedro de Almeida: Quem é o novo homem-forte da SIVA

Pedro Roque de Pinho de Almeida, que a partir de 5 de março substituirá Fernando Monteiro como administrador executivo da SIVA, a importadora e representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley, foi o gestor responsável pelo turnaround da Unidas, a empresa de aluguer de viaturas do Grupo SAG, em São Paulo, no Brasil.

Engenheiro mecânico, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e mestre em Marketing e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Pedro de Almeida integrou a SAG, a holding que controla a SIVA, em 2002, como diretor executivo das Multirent. a empresa de aluguer e renting do Grupo em Portugal.

Em 2010 partiu para o Brasil, para liderar o processo de reestruturação financeira da Unidas, a locadora adquirida pela SIVA em 2001 e que estava a braços com um passivo e uma quebra operacional dos seus negócios. O turnaround foi um sucesso, trazendo a companhia de volta aos resultados positivos, num processo que acabaria pela cedência do controlo acionista a dois fundos de investimento.

O novo administrador executivo da SIVA tem uma larga experiência no setor automóvel e um profundo conhecimento do Grupo SAG, onde é atualmente membro do Conselho de Administração.

Trabalhou no departamento de vendas da Ford Lusitana, de 1987 a 1992. Em 1993, foi responsável pelo lançamento do projeto “Viaturas Usadas” do Grupo Santogal. Foi Diretor de Marketing e Diretor Comercial da Honda Automóvel, em Portugal, de 1994 a 1996, e Diretor de Marketing da Companhia Europeia de Seguros, de 1996 a 1999, de onde transitou para Diretor Executivo da Sofinloc, de 1999 a 2000.

Em 2001, foi Diretor Executivo do Banco Esfinge, em Madrid, de onde saiu para integrar o Grupo SAG. O seu mandato na Administração da Unidas terminava em Agosto de 2017

A SIVA – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley anunciou ontem, ao final do dia, alterações na composição do seu Conselho de Administração para o novo quadriénio 2017- 2020.

João Pereira Coutinho permanecerá como Presidente do Conselho de Administração e Pedro Almeida, passará a integrar o Conselho como Administrador Executivo, substituindo Fernando Monteiro nas suas atuais funções a partir de 5 de março, ficando José Vozone como Administrador Financeiro.
Fernando Monteiro continuará a fazer parte do Conselho de Administração com o cargo de Administrador não Executivo acompanhando e apoiando a gestão estratégica da SIVA.

José Maria Cabral Vozone é também membro Efetivo do Conselho de Administração da Unidas, função que acumula com a Administrador de Empresas e Diretor Financeiro (CFO) da SAG . Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (o atual ISEG), possui mais de 30 anos de experiência profissional, que incluí posições em várias subsidiárias da Colgate-Palmolive Company, em Portugal, Quénia e Brasil (onde assumiu as responsabilidades de vice-presidente financeiro, em 1988). Desde 2001 que desenvolve as suas atividades no âmbito da SAG, tendo sido nomeado para a sua atual posição na Unidas, em Abril de 2006.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...