Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercado automóvel mantém-se em desaceleração

Em janeiro, foram comercializados em Portugal 18.051 veículos automóveis, ou seja, mais 9,5% do que em igual mês do ano anterior. Confirma-se, assim, a prevista tendência de desaceleração do mercado neste início de 2017, em linha com os regoistos da segunda metado do ano passado.

A Renault, líder do mercado nacional há 19 anos consecutivos, segurou o primeiro lugar em Janeiro, com 1908 unidades, devido à diferença de vendas de comerciais face às suas rivais mais directas.

Com um crescimento homólogo de 26% face a janeiro de 2015, 2,5 vezes superior à média do mercado, a marca francesa reforçou a sua quota de mercado de 9,48% para 10,84%.

Peugeot e Mercedes-Benz, segunda a terceira classificadas do ranking, tambérm aumentaram as suas quotas. Em sinal contrário, Volkswagen e BMW fecharam janeiro abaixo da média do mercado. Opel, Ford e Fiat, com subidas de 17,3%, 23,2% e 18,5%, repetivamente, foram marcas do Top 10 com boas progressões nas suas vendas.

De registar o forte desempenho das marcas sul-coreana: a Kia, 14ª classificada na tabela de vendas, com uma subida homóloga de 52,1%, e a Hyundai, quatro furos abaioxo, com uma progressão de 78,5%. Mas abaixo, Alfa-Romeo, Lexus, Porsche e Suzuki, também multiplicaram mais de 4 vezes o crescimento do mercado, neste último caso conjugando o alargamento da gama com o esforço do novo importador da marca.

Em sinal contrário, Audi, Toyota, Skoda e Honda registaram perdas pesadas nas vendas.

Empate no mercado de ligeiros de passageiros

O mercado de automóveis ligeiros de passageiros cresceu 7,8%, somando 15.029 unidades (face aos 17.7% de janeiro de 2016), com os dois primeiros clasificados (Renault e Peugeot), empatados em vendas e o terceiro classificado, a Mercedes-Benz, a apenas 34 unidades de diferença. BMW e Volkswagen fecham o lote de marcas com mais de 1000 unidades vendidas no mês.

O mercado de veículos comerciais ligeiros registou um crescimento homólogo de 26,3%, fechando janeiro com 2.572 unidades.

No que diz respeito ao mercado de veículos pesados, verificou-se um decréscimo de 10,7%, tendo sido vendidos 450 veículos.

Veja AQUI as tabelas de vendas de janeiro

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...