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Opel é a solução elétrica da PSA

 A General Motors cederá à PSA acesso à sua tecnologia de veículos elétricos, utilizada no novo Opel Ampera-e (foto), se a compra da Opel/Vauxhall pelo grupo francês se concretizar, revela a Bloomberg, citando a revista de negócios alemã Manager Magazin.

A revista adianta que o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, estava a preparar um plano estratégico que previa a transformação da Opel numa marca exclusiva de veículos elétricos, até 2030, e que é possível que a PSA coloque este projeto em prática.

Carlos Tavares, CEO da PSA, já sinalizou que manterá a independência e autonomia da Opel, incluindo uma administração própria, indiciando que Neumann poderá continuar à frente dos destinos da empresa. Karl-Thomas Neumann afirmou. entretanto, via Twitter, que uma fusão da Opel com a PSA faz sentido e que ele fará tudo para que a Opel tenha um futuro sustentável.

Renault liquidou parceria PSA-Mitsubishi

O grupo francês PSA, que controla as marcas Peugeot, Citroen e DS, atrasou-se bastante no desenvolvimento de propulsões elétricas.

Os citadinos 100% elétricos Peugeot iON e Citroen C-Zero, são modelos gémeos do Mitsubishi i-MiEV, com quem a PSA tinha uma colaboração estratégica neste campo, mas em outubro do ano passado a Renault adquiriu uma posição de controlo na empresa japonesa, barrando qualquer hipótese futura de a PSA vir a ter acesso à tecnologia dos japoneses.

Além de rivais diretos, as relações entre os CEO dos dois grupos franceses são tensas, depois de Carlos Tavares ter abandonado a vice-presidência executiva da Renault-Nissan, em rutura aberta com o CEO Carlos Ghons, para assumir a liderança da PSA.

A Mitsubishi é também uma das empresas mais avançadas no campo dos sistemas híbridos, justificando o interesse dos grupos franceses pela empresa.

A futura plataforma de veículos elétricos da PSA está a ser desenvolvida em conjunto com a Dongfeng Motors, parceira do grupo na China, mas só deverá estar operacional em 2021. Anuncia uma autonomia de até 450 quilómetros por carga de bateria.

O novo Opel Ampera-e, que chegará aos mercados europeus ainda este ano, é um dos mais avançados veículos elétricos do momento e os primeiros testes certificados na Europa apontam para uma autonomia de 520 quilómetros

Nos EUA, o Chevolet Bolt, gémeo americano do Ampera-e, tem batido recordes sucessivos de vendas e ganho sucessivos ensaios comparativos com os mais fortes concorrentes europeus, perspetivando um grande sucesso para a tecnologia elétrica da General Motors.

Negociações em fase muito avançada

O ministro da Economia alemão confirmou, entretanto, que as negociações entre a GM e a PSA estão “numa fase muito avançada” e que terão de ser os sindicatos e as administrações dos dois grupos a salvaguardarem os postos de trabalho e o futuro das fábricas da Opel na Alemanha.

O poderoso sindicato metalúrgico alemão IG Metall, que integra a indústria automóvel, anunciou em comunicado que está preparado para ter “conversações construtivas” com a PSA e que “a base fundamental dessas conversações será o reconhecimento inequívoco dos acordos atualmente existentes em todas as fábricas alemã”.

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