Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo VW Golf com tecnologia de ficção científica

Prosseguindo a tradição de democratizer o acesso a tecnologias de ponta, o novo Golf apresenta inúmeras inovações. Pela primeira vez no segmentos dos automóveis compactos existe a possibilidade de operar o  sistema de rádio e navegação através do controlo por gestos.

O ecrã de 9,2 polegadas do Discover Pro forma uma unidade conceptual e visual com o ecrã Active Info Display, também novo no Golf.  Foi também aumentada a oferta de serviços online e as App. O novo Golf passa assim a ser o veículo mais avançado do seu segmento. Veja porquê.

Active Info Display

É um painel de instrumentos completamente digitalizado, que substitui os anteriores velocímetros, conta-rotações e outros mostradores físicos convencionais e está disponível, como opcional, em todas as versões do Golf e é de série no GTI Performance.


Todos os instrumentos são exibidos num grande ecrã a cores de 12,3 polegadas com uma resolução 1.440 x 540 pixeles. As informações podem ser exibidas em 2D ou 3D e os indicadores podem variar de aspecto, ao gosto do conductor.

Existem cinco perfis de informação diferentes: Classic, Consumption & Range, Efficiency, Performance & Driver Assistance e Navigation. Neste ultimo, o velocímetro e o conta-rotações são posicionados nos lados de modo a proporcionar maior espaço para o mapa de navegação. As funções de condução, navegação e assistência também podem ser integradas nas áreas gráficas do velocímetro e do conta-rotações.

Outros dados, como fotos dos contactos do telefone ou as capas dos álbuns de música também podem também ser exibidas no ecrã do Active Info Display. O grafismo é personalizado dependendo de cada modelo – no Golf GTI, por exemplo, é utilizado o vermelho GTI como cor de contraste..

Sistemas de informação de última geração

A oferta de sistemas de Infotainment é variada.

De série logo a partir do nível de quipamento base Trenline, o Composition Colour está associado a um grande ecrã a cores 6,5 polegadas (diâmetro 16,5 cm) com uma resolução otimizada  de 800 x 480 pixeles. Além dos dois comandos rotativos estão ainda disponíveis seis botões de menu. A potência áudio de 4 x 20 watts é distribuída através de oito altifalantes. Em conjunto com o rádio FM, o sistema de infotainment integra também um interface para cartões SD através da qual pode ser reproduzida música no formato MP3 e WMA. Possui uma antena que serve para filtrar as interferências (ruído do sinal), interligando as diferentes antenas a bordo do Golf. Deste modo a receção melhora consideravelmente. Em opção é oferecida uma porta USB, compatível com Apple.

No nível seguinte os sistemas Composition Media e Discover Media (que inclui a navegação) têm ecrãs ao estilo de um tablet de 8,0 polegadas e uma resolução de 800 x 480 pixeles. Aos 2 comandos giratórios, o sistema acrescenta 8 botões no menú. O som do sistema de infotainment (4 x 20 watts) é reproduzido através de 8 colunas. Além de leitor de cartões SD e interfaces AUX-IN, dispõe também de um interface USB (compatível com Apple), bem como ligação Bluetooth para telemóveis e entrada para CD.

O sistema Discover Media difere do Composition Media por integrar a nevagação. As atualizações para o software de navegação são gratuitas durante os primeiros cinco anos e incluem uma licença para os serviços Guide & Inform da Car-Net. Dependendo do país, a licença é concedida por um ou três anos. O sistema Discover Media está disponível de série a partir do nível de equipamento Confortline.

A versão de topo Discover Pro com navegavão possui agora um ecrã táctil de 9,2 polegadas em vez das 8,0 polegadas e com uma resolução que aumenta de 800 x 480 pixeles para 1.280 x 640 pixeles. Já presente em alguns (poucos) modelos de luxo, o controlo por por gestos fez a sua estreia mundial no segmento dos compactos. É proposto como opção em combinação com ao sistema de navegação de topo Discover Pro.

O controlo manual é efectuado através do touchscreen, como num tablet, e de cinco botões no lado esquerdo, dispostos numa barra vertical que inclui as funções Menu, Home, On/Off, Aumentar volume e Baixar volume. Com o Discovery Pro é também incluída uma atualização para o software de navegação e a licença para o Guide & Inform.

O novo Discover Pro oferece, pela primeira vez, um ecrã inicial que pode ser configurado individualmente pelo condutor. No painel de maior dimensão, situado no lado esquerdo, é representada a função de navegação e em duas janelas interativas mais pequenas, situados à direita do ecrã, o condutor pode configurar as funções que considere mais importantes. Por exemplo, no painel superior as estações de rádio ou a biblioteca de conteúdos multimedia e no inferior o diretório de contactos favoritos.

O sistema também pode agora ser operado através do controlo por voz, táctil e gestural e está equipado com sensores de proximidade através dos quais pode abrir funções do menu com o mero aproximar da mão ao ecrã.

A grande novidade é o controlo por gestos, que funciona em vários menus. Um simples gesto da mão é tudo quanto basta para mover os itens do menu dispostos horizontalmente, da direita para a esquerda. Tal permite ao condutor percorrer o menu principal, mudar a estação de rádio, saltar para a frente ou para trás na lista de reproduções, ou passar fotografias no Picture Viewer e a capas de álbuns musicais (Coverflow). Um reflexo de luz e a visualização do “símbolo de uma mão” indicam os contextos nos quais o controlo por gestos é utilizado. A operação do utilizador é assistida de um feedback interativo visual. Quando se realiza um movimento de varrimento com êxito, este é confirmado adicionalmente através de um efeito sonoro que pode ser desativado.

O Discover Pro também inclui um amplificador com uma potência de saída de 4 x 20 watts, uma unidade de DVD, uma porta USB (compatível com a Apple), dois leitores para cartões SD, uma entrada auxiliar AUX-IN, uma entrada SSD com 10 GB de armazenamento, uma gama completa de possibilidades de reprodução de música, reprodutor de filmes, jukebox, reprodutor de podcasts, sensores de proximidade, controlo de voz e de navegação. Como opcionais, o sistema pode ser enriquecido com Rear View (câmara de visão traseira), DAB+ e duas pré-instalações para telemóveis.

Integração de smartphones

O Golf pode ser equipado com dois interfaces para telefone. As suas características técnicas incluem um processador de voz digital que, em conjunto com um microfone de elevada qualidade integrado no interior do tejadilho e a ligação com a antena exterior, garante uma excelente qualidade do som. O nível Trendline vem equipado de série com o pack Conetividade (incluindo a porta USB, também adequada para dispositivos da Apple).

O pack opocional Bluetooth Confort, também inclui uma placa de carregamento de bateriais por indução (sem fios), uma ligação de antena também indutiva e duas portas USB (compatíveis com a Apple). Para ligar um smartphone de forma indutiva apenas é necessário colocá-lo num compartimento da consola central (para smartphones compatíveis com a tecnologia Qi). A qualidade de ligação e de voz que oferecem estas interfaces de telefone é notavelmente maior que a dos sistemas Bluetooth simples (HFP).

O Golf pode ligar-se a smartphones Android e Apple através das plataformas MirrorLink® (Android) e App Connect, que também integram o Apple CarPlay e o Android Auto™ nos sistemas de infotainment.

Apps que facilitam o dia-a-dia

DoorBird. Entre estas, destaca-se a Smart-Home, uma funcionalidade diretamente saída dos filmes de ficção científica que torna possível ao condutor ver em tempo real quem está a tocar à campainha da sua casa e abrir à distância a porta, através do sistema MirrorLink e da nova aplicação DoorBird.

O sistema permite comunicar com o vídeo da portaria instalado em casa ou no escritório através do sistema de infotainment do carro. Se alguém tocar a campainha em casa – por exemplo, um membro da família que se esqueceu das suas chaves – a imagem recolhida pela câmara de casa será transmitida ao ecrã do sistema. Neste caso, esta aplicação oferece a possibilidade de falar com o familiar através do sistema de mãos-livres do Golf e de abrir a porta de casa.

Media Control. A Volkswagen oferece um interface do sistema de infotainment para ligação a tablets (e smartphones) através da App Media Control. Com esta App pode usar e controlar numerosas funções do sistema de infotainment através do tablet. Para tal, os passageiros terão apenas de ligar o tablet com o WiFi hotspot dos sistemas de infotainment Discover Media ou Discover Pro. Algumas das funções que podem ser controlados incluem o rádio, todas as fontes de audio e vídeo (por exemplo, USB, CD, DVD, disco rígido) bem como o sistema navegação. O menu indica pormenores como o título, a capa do álbum e o nome do intérprete. Através do menu de navegação podem selecionar-se as funções de série, pesquisar endereços na internet e utilizar  os resultados como entradas da rota de destino. Os passageiros do banco traseiro têm também a possibilidade de enviar ao sistema de infotainment notas no calendário ou entradas no diretório do tablet ou do smartphone como destinos de navegação. Deste modo, o “Media Control” torna-se numa extensão móvel do sistema de infotainment.

Car-Net Security & Service. A Volkswagen oferece pela primeira vez o Golf, com o pacote de serviços Security & Service, que dá ao condutor acesso a assistência em diferentes situações. Alguns dos serviços disponíveis mais importantes são o serviço de emergência (Emergency Service), a chamada automática de emergência (Automatic accident reporting), plano de manutenção e revisões (Roadside service) e agendamento de serviço com o concessionário (Service scheduling).

O Emergency Service faz automaticamente uma chamada de emergência em caso de acidente, com a ativação do airbag. A chamada de emergência pode ser ativada também manualmente, pressionando o botão SOS. Em qualquer caso, é estabelecida a ligação ao Centro de Emergência da Volkswagen, que obtém as primeiras informações importantes sobre o acidente. Uma chamada de emergência pode, também, ser utilizada mesmo não tendo acontecido nenhum acidente. Por exemplo, caso ocorra um problema de saúde ou um acidente envolvendo outros utilizadores da via pública.

Com a Chamada de avarias, e usando comando por voz, o condutor pode entrar em contacto com o serviço de emergência da Volkswagen, através do sistema de infotainment. Posteriormente, o operador do serviço de emergências da Volkswagen procura a assistência o mais rápido possível. (Volkswagen Emergency Services). Os dados relevantes do veículo e a localização do condutor são imediatamente enviados, de forma automática, para o serviço de emergência.

O serviço Security & Service oferece outras funções como verificar se as portas estão fechadas e as luzes apagadas (consulta via Car-Net num smartphone ou através do portal Car-Net num PC). No caso de ser um condutor sem experiência, o Area Alert (que informa quando o Golf entra ou sai de uma zona determinada) e o Speed Alert (ativado quando se ultrapassa um limite de velocidade pré-estabelecido). Outra fucnionalidade útil é o Online Anti-Theft Alarm (no caso de detetar uma tentativia de furto, o Golf envia um alertapor notificação push à App Car- Net ou para o e-mail.

O Guide & Inform permite utilizar uma vasta gama de serviços online. Neste sentido é oferecida uma gama de serviços para o“Discover Media e uma gama alargada para o Discover Pro. O Discover Medi oferece aplicativos como a procura de destinos de interesse online (Online POI Search), importar destinos online (Online Destination Impor”), importar a rota (Route Import), localização e preços em áreas de serviço (Fuel Info), notícias (News), localização, preços e lotação em parques de estacionamento (Parking Info), meteorologia (Weather), estações de carregamento para a versão elétrica e-Golf e o híbrido plug-in GTE (Charging Stations) e informação online sobre o tráfego (Online Traffic Information, que torna mais fácil prever qual o tempo real de cada viagem, levando em conta dados como a densidade de tráfego e filas, engarrafamentos e outros incidentesas. As mensagens podem ser visualizadas através do item do menu Traffic. Ao mesmo tempo, as marcas a cores e gráficas do mapa representado no ecrã mostram continuamente a informação atual sobre o tráfego. O Discover Pro acrescenta, entre outras funcionalidade, POI on-line Search, Online Map Update e Online Grace Note.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now