Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo VW Golf semi autónomo e (quase) à prova de choque

Se alguma vez houve um modelo sinónimo de democratização do progresso, esse modelo foi o Golf ao longo de sete gerações. Sistemas como o ABS, o ESC e, posteriormente, um amplo espectro de sistemas de assistência de condução a bordo do Golf passaram a ser comuns para milhões de pessoas em todo o mundo.

Foi, por exemplo, um dos primeiros modelos do segmento dos compactos a ser equipado com assistentes de condução como o cruise control adaptativo (Adaptive Cruise Control – ACC), o Front Assist com assistente de travagem em cidade City Emergency Braking, o assistente de manutenção na faixa de rodagem Lane Assist, o sensor do ângulo morto Blind Spot, o assistente de saída de estacionamento Rear Traffic Alert, o Park Assist, o sistema de deteção de fadiga, a câmara de visão traseira Rear View, o sistema de reconhecimento de sinais de tráfego Dynamic Road Sign Display, os travões multicolisão e o estabilizador do reboque.

Foto: VW
Blind Spot – Alerta da presença de veículo no ângulo morto de ultrapassagem

Condução semi-automática

A Volkswagen desenvolveu o Traffic Jam Assist baseado no Lane Assist e no cruise control adaptativo (ACC) para todos os modelos Golf equipados com transmissão automática de dupla embraiagem (DSG). O sistema permite uma condução mais confortável em filas de trânsito e em zonas urbanas (stop & go), accelerando e travando automaticamente, sem intervenção do conductor, e mantendo uma distância de segurança em relação ao carro da frente. Também torna mais segura a condução em engarrafamentos, porque  ajuda o condutor a evitar as colisões  típicas nessas situações.

Foto VW
Traffic Jam Assist

Graças à interação de vários sistemas de condução, o Golf pode ser conduzido, pela primera vez, de forma semi-automática até 60 km/h. O sistema Lane Assist oferece também a funcionalidade de orientação adaptativa na faixa de rodagem. O sistema não só corrige a direção quando ocorre uma mudança involuntária na faixa de rodagem, voltando o volante ligeiramente na direção contrária, como também mantém o Golf no centro da faixa ou no posicionamento preferencial do condutor quando foi ativado o sistema adaptativo da faixa de rodagem. O segundo sistema de assistência a ser integrado no Traffic Jam Assist é o ACC. Isto porque a aceleração e a travagem são automáticas em condução “stop and go” quando é ativado o ACC. O veículo realiza manobras de direção, aceleração e de travagem automaticamente, dentro dos limites do sistema, mas apenas em situações em que o condutor mantenha as mãos no volante e possa intervir em qualquer momento, em caso de necessidade.

Foto: VW
Emergency Assist

Outro dos sistemas nos quais o Lane Assis” e o ACC se combinam para criar um novo assistente de condução é o Emergency Assist. Assim que os sensores detetam que o condutor não reage às suas funções de condução (direção, aceleração e travagem), o sistema inicia várias medidas para tentar despertá-lo em várias etapas. No caso do condutor permanecer inativo, o sistema inicia uma travagem de emergência. As luzes de advertência de perigo são ativadas e o Golf executa automaticamente ligeiras manobras com a direção para alertar os outros condutores desta situação de perigo. O ACC evita colisões do veículo com outros carros que circulem à sua frente. Finalmente, o sistema trava o Golf progressivamente até uma imobilização total.

Front Assist e  City Emergency Braking detetam até os peões

Foto: VW
City Emergency Braking

O Front Assist é um sistema de advertência ao condutor e de travagem automática no caso de uma colisão iminente. Um dos componentes do Front Assist é a nova função de travagem de emergência automática em cidade (City Emergency Braking). A versão mais recente do Front Assist não só deteta outros veículos como, a partir de agora, também reconhece os peões que se desloquem perpendicularmente na rua, em relação ao sentido do veículo. Se o sistema regista que um peão tem uma trajetória perigosa, alerta o condutor e, posteriormente, trava o Golf automaticamente até parar.

Manobras semi-automáticas com o reboque

Foto: VW
Trailer Assist

Outra das novidades é o sistema de assistência a manobras em marcha atrás com reboques Trailer Assist. Este sistema auxilia o condutor, evitando as mais complicadas manobras de marcha atrás com um reboque e durante as quais o volante deve ser voltado em sentido contrário ao reboque. Permite que a marcha atrás seja realizada de forma mais precisa e fácil em reta e em longas distâncias e de uma forma quase automática. Para realizar uma manobra de marcha atrás e parquear um Golf com reboque, o condutor apenas tem de parar num local adequado e engatar a marcha atrás. O sistema é ativado pressionando um botão. Seguidamente, no painel de instrumentos é exibido o ângulo de condução atual e o ângulo possível. Tal é realizado através de algoritmos de processamento de imagens que utilizam dados da câmara de visão traseira que monotoriza e analisa o ângulo de viragem do reboque. Com a ajuda da regulação do espelho retrovisor exterior, que funciona como uma espécie de joystick, o condutor pode regular o sentido de andamento da combinação carro-reboque. O Golf executa os comandos de direção introduzidos pelo condutor, que só necessita de acionar o pedal do acelerador e do travão. A direção das manobras são automaticamente controladas pelo sistema de direção assistida electromecânica.

Entrada e saída de estacionamento semi-automática

O Park Assist permite estacionar o veículo de forma semi-automática em qualquer espaço livre longitudinal ou perpendicular à rua. Além disso, o sistema permite que a viatura possa sair de espaços de estacionamento paralelos. Relativamente a espaços de estacionamento perpendiculares à rua, o condutor do Golf não só tem a possibilidade de, pela primeira vez, ser assistido ao estacionar de marcha atrás, mas também lhe é possível estacionar de forma semi-automática para frente.

Foto: VW
Park Assist

A primeira geração do Park Assist ajudava o condutor no estacionamento, manobrando automaticamente o automóvel de marcha atrás nos lugares paralelos à rua. A segunda adicionou o estacionamento de marcha atrás em lugares perpendiculares à rua. Nesta geração podia também estacionar-se o automóvel em lugares de menor dimensão paralelas à rua e, ainda, era possível sair do estacionamento de lugares paralelos de forma automática.

A terceira geração também torna agora possível estacionar para a frente de forma semi-automática em estacionamentos perpendiculares à rua.

Máxima segurança possível

O Golf é um dos primeiros carros na sua categoria a oferecer um sistema proativo de proteção de ocupantes (PreCrash). O novo Golf inclui este sistema com novos e adicionais elementos. O sistema interage inteligentemente com o Front Assist e ajuda o sistema a reagir a fortes intervenções do travão automático e a riscos de uma colisão eminente, com a finalidade de proteger os passageiros da melhor forma possível em situações mais críticas. Se o sistema proativo de proteção dos ocupantes deteta uma situação de um potencial acidente – como por exemplo, se os assistentes de travão ativos realizam uma travagem a seco – são ativados automaticamente os pré-tensores dos cintos de segurança do condutor e do passageiro para garantir a melhor proteção possível através dos próprios cintos e dos airbags.

Quando uma situação de condução crítica e instável é detetada – como uma sobreviragem ou subviragem com intervenção do ESC – as janelas laterais e o teto de abrir também são fechados, à exceção de uma pequena abertura. O motivo: quando as janelas e o teto de abrir estão quase fechados, os airbags de cabeça e os laterais absorvem a energia do impacto de forma otimizada e, assim, conseguem garantir o melhor efeito possível.

Foto: VW
Rear Assist
Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
As japonesas não podem usar óculos no trabalho. Imagina porquê?
Marketeer
Vegetariano não chega. McDonald’s vai mais longe e lança opção vegan