Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Skoda VisionE antecipa rival do Tesla Model X

Estará disponível em 2020, tem por base a plataforma MEB do grupo VW para modelos elétricos, poderá chamar-se Aratan e estará no Salão de Xangai. Primeiro andamento da ofensiva Skoda no reino da eletricidade.

Revelado em três desenhos que deixam antever um crossover estilizado, o Skoda VisionE é um protótipo que nos mostra aquilo que será um veículo elétrico com 300 CV, tração integral e presença certa no Salão de Xangai a realizar-se no próximo mês.

A base é fornecida pela plataforma MEB do grupo Volkswagen, específica para os modelos elétricos das marcas do grupo e que foi estreada no VW I.D.. O modelo que sairá deste protótipo será uma alternativa mais acessível ao Tesla Model X quando chegar ao mercado em 2020 e poderá chamar-se Aratan, nome que acaba de ser registado pela Skoda.

O VisionE tem 4,64 metros de comprimento e 1,92 metros de largura, ou seja, é ligeiramente mais curto mas mais largo que o Kodiaq. No interior tem espaço para quatro passageiros em bancos individuais, mas no carro de produção em série espera-se cinco lugares.

Este será o primeiro modelo elétrico da Skoda e coloca a marca checa no centro do segmento elétrico com um carro potente e dotado de tração às quatro rodas. Algo que não espanta, pois era essa a visão da marca quando apresentou o seu programa “Strategy 2020”.

“A estratégia 2020 tem a eletrificação no centro da sua execução e o VisionE mostra os nossos intentos e como a nossa linguagem de estilo vai evoluir brevemente”, palavras de Bernhard Maier, o CEO da Skoda. Que promete quatro modelos puramente elétricos já em 2025, todos com base na plataforma MEB, e ainda um Superb híbrido “Plug-In”, este já em 2019. Com este plano, Maier acredita que pode levar a Skoda a reforçar de forma evidente as suas vendas a partir de 2025. Condicionante? O mercado dos veículos elétricos terá de crescer 25%.

Embora os pormenores sejam, ainda, escassos, sabe-se que o Skoda Vision E quando chegar à produção terá um novo pacote de baterias de iões de lítio acondicionadas no fundo da plataforma que terá uma capacidade muito maior que atualmente, mas que a marca checa declinou revelar. Em cada eixo estará um motor elétrico, fazendo do Vision E um crossover com tração integral. A capacidade dos dois motores combinados é superior aos 300 CV.

Graças á nova plataforma, o condutor vai sentado 25% mais elevado que num Skoda Superb, mas o interior terá mais espaço, ainda, que os atuais modelos da marca checa. Isto está relacionado com a forma como a plataforma é feita, permitindo com a ausência de complicações mecânicas, avançar o habitáculo e a antepara dianteira. Assim, maximiza-se o espaço habitável e a bagageira. De tal forma que a Skoda adianta que haverá mais 7% de espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro.

O Vision E exibe um interior com um ecrã de 12 polegadas sensível ao toque que está fixo na consola central e posicionado ao alto como um tablet. No fundo, á imagem daquilo que a tesla faz nos seus carros. Há, depois, um segundo ecrã para exibir as informações básicas e de controlo do veículo e o volante de dois braços é multifunções.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...