Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi confirma Q8 para 2018 e Q4 para 2019

A Audi vai iniciar a produção do Q8, o seu novo SUV topo de gama, já a partir do próximo ano na fábrica de Bratislava, na Eslováquia e a do Q4 arrancará, em 2019, na unidade húngara de Gyor, reporta a Automotive News Europe.

O anúncio da produção dos dois novos modelos integra-se na estratégia de reforço da aposta da marca na categoria dos SUV e crossovers, uma das mais cresce na Europa e no mundo.

“Os SUV aumentarão a competitividade da Audi num segmento extremamente importante”, confirmou o diretor de produção da Audi, Hubert Waltl. Até 2019, a gama de SUV e crossovers da marca será alargada de quatro para sete modelos e passará a valer metade do volume anual de vendas, face aos cerca de 33% atuais,

O Q8 passará a ser o porta-estandarte da marca. Com um design de SUV coupé, será o topo da gama Audi, a par com o renovado Q7, que é produzido em Bralislava na mesma plataforma dos outros grandes SUVs do Grupo Volkswagen, como o Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e VW Touareg. Das linhas de montagem de Bratislava saem também os citadinos VW Up, Seat Mii e Skoda Citigo.

O Q8 chegará ao mercado ainda no próximo ano e terá como base o concept Q8 Sport (foto no alto), apresentado em janeiro no Salão Automóvel de Detroit.

O Q4, que também terá um look de SUV coupé, será um modelo de nicho posicionado entre o Q3 e o Q5, e terá como fonte inspiradora o concept TT Offroad apresentado no Salão Automóvel de Pequim de 2014 (foto abaixo), adianta a Automotive News. A fábrica de Gyor, onde será produzido, é a mesma de onde saem hoje o compacto Audi A3 e o desportivo TT nas suas versões coupé e roadster. A produção do Q3 será transferida para a fábrica da SETA, em Martorell, na Catalunha, já no próximo ano.

Foto. Audi

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...