Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen revela I.D. Crozz em Xangai

Foi revelado no Salão de Xangai mais um modelo da gama I.D. elétrica da Volkswagen, desta feita um SUV pensado para rivalizar com o Model X da Tesla.

Mais um lançamento importante feito há momentos no Salão de Xangai. A Volkswagen continua a ofensiva elétrica e depois do I.D. de dimensões semelhantes a um Golf e do I.D.Buzz, espécie de crossover entre um monovolume e um SUV a recordar o velhinho “Pão de Forma”, chegou a vez do SUV/Crossover que tem como alvo o Tesla Model X. Chama-se I.D. Crozz e deverá surgir no mercado em 2020.

Será o terceiro modelo de uma completa gama de produtos elétricos que a Volkswagen está a preparar há já algum tempo, desde o “Dieselgate” nos EUA.

O I.D. Crozz tem como motorização um par de motores elétricos, um para o eixo dianteiro, outro para o eixo traseiro. O propulsor dianteiro debita 101 CV, o traseiro 201 CV, resultando daqui uma potência combinada de 302 CV. Alimentados por um pacote de baterias com 83 kWh, o I.D. Crozz acelera dos 0-100 m/h em menos de 6 segundos e terá uma autonomia de 500 quilómetros, reclama a Volkswagen.

Mas o dado mais impressionante está ligado com a recarga das baterias. Diz a VW que o I.D. Crozz carrega 80% da bateria em meia hora, ou seja, meia hora chega para recuperar mais de 400 km de autonomia.

Utilizando a plataforma da VW para modelos elétricos, o I.D. Crozz tem as baterias localizadas no fundo do carro, baixando assim o centro de gravidade e libertando espaço para o habitáculo. Para movimentar o Crozz, os motores têm duas caixas de velocidades com a particularidade de pode haver transferência de potência e binário entre os dois eixos.

Como sucedia com os anteriores modelos da gama I.D., o Crozz também será um veículo totalmente autónomo que utiliza o mesmo sistema de laser escondidos no tejadilho e que se revelam quando o condutor passa para o modo de total autonomia.

Para Herbert Diess, o presidente da Volkswagen, presente em Xangai, “se fosse possível fazer uma previsão cem por cento certa daquilo que o futuro vai ser, seria esta a resposta. Estamos a mostrar com o I.D. Crozz como a Volkswagen vai transformar a paisagem rodoviária a partir de 2020.”

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...