Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Audi e-tron Sportback é rival do Jaguar i-Pace

Com mais de 500 CV, este belíssimo protótipo antecipa um SUv que quando chegar ao mercado em 2019 será um forte rival do Jaguar i-Pace.

O Salão de Xangai foi o palco para a revelação deste e-tron Sportback, um dos caros que acabou por roubar o destaque do certame chinês. É um protótipo que antecipa o segundo modelo elétrico para produção da Audi, que deve chegar ao mercado em 2019. Mas também poderá fornecer pistas para o que será o futuro do estilo da Audi e, particularmente, do A7. Isto porque o e-tron Sportback tem as mesmas dimensões do A7, exceto a largura e a altura.

Este segundo modelo utiliza a mesma motorização elétrica do e-tron quattro de 2015 que forneceu a antevisão do primeiro modelo elétrico da Audi e que deverá ver a luz do dia em 2018.

Leia também Salão de Xangai: Audi e-tron Sportback Concept está a chegar

O estilo do e-tron Sportback mistura linhas de um carro de cinco portas com o aspeto de um SUV criando, assim, aquilo que a Audi descreve como sendo “uma nova classe de veículos” que deverá atrair os antigos clientes do A7 que gostariam de ter uma berlina com o luxo e qualidade do A7 mas com o banco bem lá acima. Para completar o aspeto brutal do e-tron Sportback, a Audi colocou rodas de 23 polegadas.

O carro não necessita de uma grelha convencional na frente, mas a Audi quis manter o ar de família e por isso colocou a tradicional grelha da marca, mas com algumas nuances como uma “ponte” que conduz o ar que lhe chega de forma a otimizar a aerodinâmica.

Os faróis estão equipados com aquilo que a Audi diz ser a “próima geração digital de tecnologia de iluminação”. Introduz novas luzes diurnas que projetam a sua luz em zonas refetivas da carroçaria, ao invés de ser diretamente para o exterior, funcionando, igualmente, como indicador de mudança de direção. Por baixo dos para choques estão luzes matrix laser que projetam sinais indicadores de mudança de direção para a estrada.

O e-tron Sportback tem dois motores que dão potência às rodas traseiras e um que fica no eixo dianteiro. Combinados, debitam mais de 500 CV e 800 Nm de binário. Suficiente para o levar dos 0-100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima limitada de 210 km/h. Na maior parte das ocasiões, apenas o motor dianteiro é utilizado, com as duas unidades traseiras chamadas à ação em situações de pouca aderência ou quando o condutor quiser máxima performance. O condutor pode forçar a tração integral e graças a um sistema de vectorização de binário, o sistema pode dividir potência e binário pelas quatro rodas. Os três motores conseguem armazenar energia durante a travagem e a desaceleração, sendo esse armazenamento regulável em quatro níveis.

O protótipo está equipado com um pacote de baterias de 95 kWh que pode ser carregado sem fios ou utilizando uma tomada convencional ou um carregador rápido. Para já, a carga rápida está limitada a 50 kWh, mas em 2019 espera-se que esse valor chega aos 150 kWh, o que quer dizer que mais de 80% da carga será possível de restaurar em meros 30 minutos. A autonomia esperada é de 500 quilómetros.

O modelo tem as baterias localizadas na parte inferior da plataforma para rebaixar o centro de gravidade e a distribuição de pesos é de 52/48, sendo o peso total ligeiramente superior às duas toneladas. A plataforma é feita com base na MLB e utiliza muito alumínio.

No interior futurista, algumas soluções que são evoluções de tecnologia atual destacam-se. Falamos do Virtual Cockpit – que passa a ter ecrã sensível ao toque – além de vários ecrãs com toda a informação do carro e do sistema de info entretenimento. Os espelhos são substituídos por câmaras – algo que não está já tão longe assim de acontecer em carros de série – há ecrãs nos forros das portas que transmitem a imagem vinda das câmaras e todas as ajudas á condução e de segurança de um A8 estão presentes. Mas a Audi avisou na apresentação do carro que na altura da comercialização, a tecnologia embarcada estará ainda mais desenvolvida.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...