Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Condução autónoma: Zenuity inicia operações

A Zenuity, uma joint venture formada pela Volvo Cars e pela Autoliv focada no desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma, iniciou esta terça-feira as suas operações.

A Zenuity irá desenvolver sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e sistemas de condução autónoma (AD) para utilização da Volvo e para venda exclusiva da Autoliv para outros fabricantes automóveis.

Desta forma, aproximam-se duas empresas que são líderes mundiais no capítulo da segurança automóvel, e ao mesmo tempo, sublinha-se a importância e contribuição que os sistemas ADAS e AD podem fazer na segurança rodoviária acelerando a introdução no mercado de veículos com condução totalmente autónoma.

“Ao combinarmos os nossos recursos e know how estamos a criar uma empresa que será líder no desenvolvimento de sistemas de segurança automóvel. Com o início de operações da Zenuity estamos a dar mais um passo para a introdução desta entusiasmante tecnologia”, afirmou Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars.

“A Zenuity irá permitir-nos fornecer as melhores soluções mundiais para a condução autónoma. A experiência combinada da Autoliv e da Volvo Cars, irá assegurar soluções que os condutores possam valorizar em condições reais de utilização”, afirmou por sua vez Jan Carlson, chairman, chief executive e Presidente da Autoliv.

Já Dennis Nobelius, CEO da Zenuity, não escondeu a satisfação: “Estou bastante satisfeito por poder anunciar o início de operações da Zenuity. Nos últimos nove meses trabalhámos intensamente para este começo. O interesse inicial dos construtores automóveis na Zenuity é muito encorajador pois pretendemos tornarmo-nos líderes no desenvolvimento da próxima geração de automóveis que sejam mais seguros e automatizados”.

Conforme anunciado em setembro de 2016, esta joint venture é detida em partes iguais pela Autoliv e pela Volvo Cars.

O investimento inicial da Autoliv ascende a cerca de 1.1 mil milhões de coroas suecas, onde se inclui contribuição financeira, propriedade intelectual, know-how e recursos humanos. Ao mesmo tempo, a Volvo Cars contribuirá também com propriedade intelectual, know-how e recursos humanos.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...