Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Sabe como funciona a suspensão do Citroen C5 Aircross?

O AUTOMONITOR já lhe revelou tudo sobre o novo modelo da Citroen, cujo maior destaque, para lá do estilo, reside na suspensão.

Esta suspensão hidráulica do C5 Aircross leva-nos até aos anos de ouro da Citroen quando os modelos da marca usavam este tipo de amortecimento. Felizmente que o sistema do C5 Aircross não tem nada a ver esses tempos ou até com o C6. O novo sistema chamado “Progressive Hydrualic Cushions” (amortecedores hidráulicos progressivos).

Leia também Novo Citroen C5 Aircross apresentado oficialmente em Xangai

Como funciona?

Enquanto uma suspensão clássica é composta por um amortecedor, uma mola e um batente/limitador mecânico, o sistema “Progressive Hydraulic Cushions” adiciona dois batentes/limitadores hidráulicos, um de expansão e outro de compressão, de ambos os lados. A suspensão trabalha, assim, em duas fases, em função das solicitações.

Em compressões e expansões ligeiras, a mola e o amortecedor controlam, em conjunto, os movimentos verticais sem precisar de solicitar os batentes hidráulicos. Contudo, a existência destes últimos permitiu oferecer um maior grau de liberdade ao curso da suspensão do veículo.

Por outro lado, em compressões e expansões mais significativas, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou expansão, que desaceleram o movimento de forma progressiva, evitando, assim, o bater brusco quando os elementos elásticos atingem o seu curso. Contrariamente aos limitadores mecânicos clássicos, que absorvem a energia, para depois a restituírem em parte, os novos batentes hidráulicos absorvem e dissipam essa energia. Não existe, portanto, o fenómeno de recuperação ou ressalto.

No vídeo que apresentamos, a Citroen tenta mostra os benefícios desta nova suspensão, destacando, também, os benefícios do Grip Control, que tem cinco modos diferentes de utilização.

Apresentamos-lhe oito vídeos que mostram várias das novidades apresentadas pelo C5 Aircross, além da suspensão e Grip Control, o tejadilho panorâmico, a abertura mãos livres do portão traseiro, ajuda á descida em declive, cruise control adaptativo com função de travagem, visão 360 graus e carregamento wireless do smartphone. Para finalizar, veja o vídeo que mostra como a Citroen chegou a este C5 Aircross.

 

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...