Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Salão de Xangai 2017: as cópias…

A industria automóvel chinesa é mais conhecida pelas suas cópias descaradas do que pelas proezas tecnológicas e muito menos de estilo. Aqui ficam os melhores exemplos de cópias vistas nos espaços do Salão de Xangai 2017.

O descaramento é tal que nenhuma das marcas que produz carros copiados de grandes marcas europeias hesitou, sequer, em colocar as suas cópias a lado dos originais. Esta não é uma lista muito exaustiva, mas mostra os que são mais descarados.

 

Zotye Z700

Esta é uma berlina que é uma cópia quase perfeita de um Vokswagen passar da última geração com um “cheirinho” de Audi A6. Segundo a informação à imprensa, o Z700 utiliza um motor 1.8 litros a gasolina que “utiliza muita tecnologia nova” e tem portas que se fecham sozinhas “tal como faz um BMW” e um “enorme teto de abrir”. A Zotye diz que este é o carro mais luxuoso da sua gama e utilizado pelos membros do governo. Custa, em euros, pouco mais de 13 mil (98 000 Yuan) e, grande surpresa!, não é exportado para lado nenhum.

 

Zotye E200

Mais uma prova de falta de originalidade para fazer um rival do Smart de duas gerações atrás. O modelo chama-se E200, é totalmente elétrico e tem uma autonomia de 200 quilómetros com a carga completa, orgulhosamente “mais 25% que um Smart ForTwo Eletric” com performance “igual à do Smart”. O carro é vendido na China e exportado para os EUA, custa cerca de 14 mil euros (100mil Yuan) sendo mais caro que a belrina de topo que acima referimos. A cópia é clara e fica evidente que os custos da eletrificação são elevados em qualquer latitude.

 

Hanteng EV

Este é daqueles que roça mesmo o mau gosto. Além de copiar, descaradamente, o Jaguar F-Pace, nomeadamente, a frente, o Hanteng ainda tem como símbolo da marca um “Cavallino Rampante”… azul! a ornamentar a grelha!!! Claro que depois se percebe que isto é uma cópia mal amanhada do Jaguar, pois o resto do carro não rima com a graciosidade da frente. Parece que o jovem que esteve a desenhar o Hanteng ficou sem ideias para a frente e como gosta da Jaguar… pimba! Mas há mais! Vejam as falas entradas de ar e os faróis de nevoeiro “à lá Kia”… Simplesmente horrível!

 

JMC S331 48V

Visto de frente, é feio como um penhasco, mas pelo menos parece original. Mas depois, na lateral, percebe-se que o designer quis ser original na frente, mas ficou sem talento e copiou o Range Rover Evoque. Sim, Ian Callum é um génio do design e por isso algum chinês decidiu seguir, perdão, copiar, o génio. Felizmente não chegou tão longe como outra cópia do Evoque, e este tem motorização elétrica. Que nem vale a pena falar…

 

BAIC BJ80 PHEV

Como se diz Mercedes Benz Classe G em chinês? BAIC BJ80 PHEV. Quer dizer, pelo aspeto parece, mas olhando bem percebemos que é mais uma das cópias chinesas, descaradas, que mudou um pouco a frente para que não se dissesse que é igual. A Beijing Automotive Industry Holding Co. (BAIC) não se preocupou nada com isso, colocou uma motorização híbrida Plug-In e expô-lo sem o mínimo problema. O preço é para ai metade de um Mercedes Classe G, mas… sério? Davam algum dinheiro por isto?!

 

Landwind X7

O carro não é novo, apareceu em 2015, mas a Landwind continua a exibir esta réplica conforme do Range Rover Evoque. A verdade é que a Jaguar Land Rover intentou um processo contra a Landwind, não só pelo nome, mas sobretudo pela cópia do Evoque. De nada valeu, pois o Governo chinês anulou as patentes que ambas as marcas exibiram e tiveram a lata de dizer que a cópia era uma forma de elogio à qualidade do design do Evoque. Chinesices…

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...